Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – Escolas Municipais passam a oferecer café da manhã aos alunos

Escolas Municipais passam a oferecer café da manhã aos alunos

Além de competências técnicas, administrativas, políticas e sociais, a equipe gestora da Educação Municipal, deve empenhar imensa responsabilidade na causa que abraça que é a de considerar a Educação Pública como um direito humano fundamental, construindo-a e defendendo-a com qualidade social.

Portanto, norteada por este princípio, a Secretaria Municipal de Educação de Sarandi elege como prioridade a garantia do acesso, da permanência e da aprendizagem com qualidade das crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino, implementando ações para isso.

A partir do segundo semestre do ano letivo de 2017, mais uma refeição foi acrescentada à alimentação escolar da Rede Municipal de Ensino: O Café da Manhã na Escola com Foco na Aprendizagem, que foi expandido a todas as escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil – Pré-Escola.

Com base em constatações científicas de que o café da manhã, como refeição principal do dia, aumenta a capacidade intelectual e a atenção, melhorando a absorção de ideias, o Programa Café da Manhã na Escola com Foco na Aprendizagem é mais uma ação que objetiva a melhora do desempenho de crianças e adolescentes na sala de aula.

De acordo com relato de professores, com a iniciativa, os estudantes estão demonstrando melhora no comportamento, no ânimo, na concentração em aulas e maior rendimento, além de ser mais um estímulo oferecido aos alunos para o acesso e permanência na escola.

A partir do dia 01 de agosto, passou a ser servido o café da manhã a todos os estudantes das Escolas Municipais de Educação infantil e de Ensino Fundamental do turno da manhã, antes de iniciarem as atividades escolares de cada dia.

Anterior à expansão do programa, 487 alunos das EMEIs em idade de creche e da EMEF Maria Fortunata Armanini, recebiam o café da manhã. Com a expansão, o programa passou a abranger mais 561 alunos em idade de Pré-Escola nas EMEIs e de Ensino Fundamental nas EMEFs.

Atualmente são 1.048 alunos da Rede Municipal que recebem o café da manhã, das EMEIs Balão Mágico, Bem – Te – Vi, Dona Ruth, Paraíso da Infância, Sonho de Infância e Vó Adélia e das EMEFs Maria Fortunata Armanini, Milton Alves de Souza, Pe. Luiz Vigna e Vó Ana Prestes.

Na manhã de segunda-feira, dia 07, o Prefeito Leonir Cardozo, juntamente com o Vice-Prefeito Glauber Kunzler, Secretário da Administração Sidnei Piccini, Coordenadora da Secretaria de Educação Marcia Beckmann, Coordenadora Adjunta Beatriz Gehlen e Diretora Magda Tomedi, acompanharam o café da manhã na Escola Milton Alves de Souza.

Esta iniciativa foi adotada para melhorar ainda mais as condições de aprendizado dos alunos, principalmente, considerando que muitos pais iniciam sua jornada de trabalho ainda de madrugada, pois nossa cidade a cada dia que passa se consolida como cidade de trabalhadores. Em nossa avaliação, esta atitude, vai refletir positivamente na formação de nossas crianças e adolescentes, e não há nada que possa ser mais importante para nosso governo do que o ser humano, especialmente nosso maior tesouro, nossos estudantes. É Sarandi na frente de novo, pela força e trabalho de todo o Governo, mas, especialmente pela extraordinária equipe de colaboradores da educação, coordenados pela professora Marcia Beckmann”, afirmou o prefeito na ocasião.




error: Content is protected !!