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sexta-feira 3 maio 2024
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Sarandi – Cardozo e Glauber reúnem imprensa para mostrar planos e problemas que serão enfrentados.

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Na manhã de sábado(26), ás 08:45h, o prefeito e vide eleitos receberam na Prefeitura Municipal, os meios de comunicação da cidade para falar de seus planos e problemas que serão enfrentados no mandato que se inicia em 2017.

No vídeo uma prévia de assuntos tratados.

Segunda feira matéria completa dos assuntos espostos na reunião.

Na manhã de sábado, dia 26, o prefeito e vice eleitos de do município de Sarandi, convocaram a imprensa local para realizar uma demonstração do prospecto orçamentário para o ano de 2017 e também apresentar uma série de dificuldades financeiras previstas para o próximo ano. Além de Leonir Cardozo e Glauber Kunzer, os atuais secretários municipais Sidnei Piccini, Emanuele Soligo Ré e Altair Ecker.

Na ocasião foi apresentado um relatório para o ano de 2017 que prevê um rombo, um déficit de R$6.500,000,00, ou seja, o município gastará mais de 6 milhões de reais a mais que a previsão de arrecadação real que é de R$45.000,000,00, portando, dificultando a realização de ações em diversas pastas da municipalidade.

Diversos assuntos foram abordados como medidas de contenção de despesas, que abordaremos no decorrer desta matéria, também o fundo de aposentadoria dos funcionários municipais, mas principalmente duas questões em especial, que segundo as autoridades, se tomadas as medidas necessários irão ajudar no déficit orçamentário, são elas: a taxa de recolhimento de lixo e a taxa de iluminação pública.

Nesse sentido foi apresentado um prospecto feito até o mês de setembro de 2016, que prevê que o município gastará com o recolhimento de lixo o valor aproximado de R$1.332,499,00 e R$700,000,00 com a iluminação público, sendo que a arrecadação municipal de ambos será aproximadamente de R$741.299,00 e R$455.000,00 respectivamente, ou seja, anualmente:

ARREXADAÇÃO MUNICIPAL NA TAXA DE RECOLHIMENTO DE LIXO: R$741.299,00. GASTO PREVISTO: R$1.332,499,00;

ARRECADAÇÃO MUNICIPAL REFERENTE A ILUMINAÇÃO PÚBLICA: R$455.000,00. GASTO: R$700,000,00;

Tal déficit em ambos os casos trazem prejuízos ao município, que acumulado com outros compromissos econômicos, comprometem ações para 2017. No entanto, conforme informado na ocasião, é necessário que as referidas taxam sejam revistas e recalculadas, pois o valor arrecadado não é nem próximo do valor gasto.

Buscando equalizar os gastos com lixo e iluminação pública, já está tramitando na Câmara Municipal de Vereadores, dois projetos que preveem o necessário aumento das taxas, sendo 30% para a coleta de lixo e quase o dobro do valor para a Iluminação pública.

As autoridades salientam que é fundamental a aprovação de ambos os projetos por parte dos vereadores, caso contrário tais serviços ficaram muito prejudicados e serão consequentemente diminuídos, infelizmente.

Cardozo e Glauber salientaram que sabem que isso irá gerar um impacto na sociedade, pois tais serviços, se aprovados pelo legislativo, irão provocar um custo a mais mensal para as famílias sarandienses, mas que tal ação se faz necessária para que os serviços continuem a ser prestados como estão atualmente.

Cardozo relatou que acredita que os parlamentares sarandienses terão a sensibilidade para a avaliação e aprovação dos projetos, pois isso é extremamente necessário para a saúde financeira do município. Disse ainda que a imediata contrapartida da próxima gestão será a aplicação de medidas de contenção de despesas e cortes como:

Manutenção do corte de diárias;

Redução do quadro de cargos de confiança e contratados;

Redução do salário do prefeito, vice, secretários e CCs;

Redução de secretarias, que ficaram entre 6 e 7 e claro a dedicação e pujança para fazer o melhor para Sarandi.

As autoridades se reuniram nos próximos dias com os vereadores para explanar sobre os assuntos decorridos nesta matéria.

Joel De Brito

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 Fotos RogérioMachado

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