Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – Câmara Municipal recebe representantes do CONIGEPU e conhecem novo projeto.

Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas em pé e área interna
Câmara Municipal recebe representantes do CONIGEPU e conhecem novo projeto.
Na tarde da última segunda-feira, 02 de maio, o Presidente da Câmara Municipal Airton Ortiz, recebeu o Sr. Claumir Cesar de Oliveira (Magal) – prefeito do município de Trindade do Sul e atual presidente do consórcio CONIGEPU (Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública) e seus representantes, também o Prefeito de Sarandi Sr. Nilton Debastiani. O objetivo do encontro foi apresentar aos vereadores a solicitação de apoio de nosso município para a possível aquisição do novo sistema aquisição de transformação de resíduos sólidos em matéria prima para outros produtos.
A CONIGEPU é uma empresa pública que tem por objetivo principal realizar a triagem, compostagem e destinação final dos resíduos sólidos urbanos dos municípios associados. Sediada em Trindade do Sul – RS, o CONIGEPU foi fundado em 1996 com o nome de CONILIXO e trabalha desde o início com triagem, destinação e compostagem de resíduos sólidos urbanos. O objetivo era a realização da triagem e compostagem dos resíduos sólidos urbanos dos Municípios associados, mais tarde, em 2012, criou-se o CONIGEPU, tornando-se assim, uma empresa Pública, com o objetivo de realizar a triagem, compostagem e destinação final dos resíduos sólidos urbanos dos municípios associados, que hoje são: Alpestre, Constantina, Engenho Velho, Entre Rios do Sul Gramados dos Loureiros, Nonoai, Novo Xingu, Rio dos Índios, Ronda Alta, Sarandi, Três Palmeiras e Trindade do Sul. O Consórcio conta atualmente com 70 funcionários.
Os representantes da CONIGEPU, os vereadores e prefeito de Sarandi, puderam trocar ótimas ideias. Na reunião foi apresentado novos projetos, objetivos futuros, além dos resultados positivos das parecerias firmadas com os munícipios que integram o consórcio, os quais tem importante contribuição na conservação do ambiente, reduzindo de forma significativa os impactos ambientais dos resíduos recebidos diariamente. Através do trabalho realizado pelos integrantes do consórcio, pode-se realizar o aproveitamento dos resíduos e a transformação em matéria prima para produção de novos produtos.
Na Câmara Municipal de Sarandi já está em discussão o projeto de lei do executivo que solicita autorização legislativa para que o município possa avalizar como participante e garantidor a operação de crédito a ser firmada pelo consórcio intermunicipal de cooperação em gestão pública CONIGEPU junto ao BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. O governo municipal colocou-se a disposição juntamente com os integrantes do Poder Legislativo Sarandiense, para que juntos a CONIGEPU, consigam desenvolver ações que visem resultados positivos ao ambiente, também a população local e regional, melhorando cada vez mais sua qualidade de vida.
Por: Lori Vargas de Oliveira
Assessoria de Comunicações
Poder Legislativo Sarandi-RS



error: Content is protected !!