Breve apresentação da terceira etapa de formação em Fundamentos de Justiça Restaurativa em Sarandi
- Nome do curso: Fundamentos de Justiça Restaurativa
- Qual o objetivo do curso? Os Fundamentos da Justiça Restaurativa são processos vivenciais baseados na metodologia das Escolas de Perdão e Reconciliação – ESPERE desenvolvida pela Fundación para la Reconciliaciónem Bogotá, Colômbia. Aprimora habilidades necessárias para acolher o conflito e favorecer uma convivência mais humana e menos violenta, abrindo para as possibilidades do perdão, de uma justiça justa e da reconciliação.
Tem como conceitos fundamentais:
- A consciência da raiva e do conflito presente nas relações e o exercício para sua superação ou transformação: encarar, sentir, falar e refletir a respeito.
- A justa justiça para restaurar o dano, recuperar o malfeito e restabelecer a convivência entre as pessoas.
- A responsabilização e restauração como alternativa à punição.
Conteúdos da formação teórica e vivencial:
- As dimensões social e subjetiva da violência
- A reprodução do ciclo violência: sete passos da vingança, sete passos da reconciliação.
- O papel da raiva na reprodução da violência
- O impacto da violência na construção da subjetividade e da identidade
- Habilidades emocionais
- O perdão
- As verdades e necessidades envolvidas em um conflito
- A punição
- O desenvolvimento do conflito
- Justiça Restaurativa
- Comunicação Assertiva
- Tipos de pactos para a reconciliação
- Quem pode participar? Qualquer pessoa pode participar, sendo que serão oferecidas três turmas para pessoas recolhidas no Presídio Estadual de Sarandi e três turmas para pessoas da comunidade, incluindo lideranças comunitárias, estudantes, professores universitários, servidores do sistema prisional entre outros.
- Quem dará as aulas? As turmas serão conduzidas por facilitadoras do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo – SP:
- Claudia Carolina González Mendoza do México. Missionária católica, antropóloga socio-cultural, Colaboradora das Escolas de Perdão e Reconciliação no México. Voluntária na Pastoral Carcerária desde 2014, dando cursos de Justiça Restaurativa e oficinas de ESPERE.
- Helena Christo, professora aposentada e membro da pastoral carcerária de São Paulo. Dá cursos de Fundamentos de Justiça Restaurativa em presídios desde 2014
- Stela Maria Martins, formada em Ciências da Religião, estudando Ciências Sociais. Mora no Rio de Janeiro,é formada em Fundamentos JR pelo CDHEP faz um estágio com a equipe no presídio
- Petronella Maria Boonem, Doutora e mestra em sociologia da educação pela Universidade de São Paulo/USP com tese sobre Justiça Restaurativa. Tem graduação em Ciências Sociais pela USP e especialização em mediação de conflitos pela Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC/SP. Atuou como pesquisadora no Núcleo de Estudos da Violência-USP. Co-Fundadora da linha de Práticas Restaurativas do CDHEP. Palestrante com trabalhos na Guatemala, Peru, Colombia, Paraguai, Romênia, Bolívia e Áustria. Dá cursos, oficinas e palestras sobre Práticas de Justiça Restaurativa em diversas partes do Brasil com pessoas ligadas principalmente à área educacional, prisional e pastoral. Foi coordenadora das Escolas de Perdão e Reconciliação- Brasil pela Fundación para la Reconciliación de Bogotá, Colombia.
- Terá custo? O curso é gratuito
- Valor inscrição? R$50,00
- Qual o horário? Quantos dias? Os cursos para as pessoas privadas de liberdade acontecerão em turnos manhã e tarde, do dia 02 ao dia 12/02, nas salas de atividades do Presídio Estadual de Sarandi. Já os cursos para a comunidade acontecerão todas as noites, a partir das 19 horas, no Centro Pastoral João XXIII.
- Quem está desenvolvendo esse projeto em dar o curso? O curso faz parte do projeto desenvolvido em parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários através do Presidio local, juntamente com o Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo – SP e Pastoral Carcerária que visa difundir as praticas restaurativas na solução de conflitos.
- Qual é a edição desse curso? Esta é a terceira etapa de formação que pretende proporcionar a formação em Justiça Restaurativa para todas as pessoas recolhidas no Presídio local, além de proporcionar a aproximação desta população com a comunidade local.
- Formatura: Haverá uma formatura coletiva no dia 13/02, as 09h30min, no pátio interno do Presídio Estadual de Sarandi.