Período de 06 até 18 de Março de 2018.
A patrulha da Brigada Militar foi informada pela vítima, o furto de seu veículo Toyota/ Hylux SW4 SRU4X4 de placas NPI 0177, de cor branca, o qual encontrava-se estacionado em via pública; foram efetuadas buscas porém sem êxito; o registro foi efetuado
na polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar deslocou até uma residência na Rua Padre Pedro Rigo, Vicentinos; onde foi preso o indivíduo E.F., o qual possuía mandado de prisão em aberto no sistema a seu desfavor; o mesmo foi encaminhado à delegacia de polícia civil e após, ao presídio estadual de Sarandi, onde permaneceu à disposição da justiça.
A patrulha da Brigada Militar compareceu em uma residência na Rua Padre Pedro Rigo, Vicentinos; onde ocorreu um desentendimento entre pai e filha, entretanto, não houve agressões; as partes foram devidamente orientadas.
Compareceu no quartel da Brigada Militar uma senhora, a qual informou ter sido agredida por seu esposo; foi confeccionado o registro de ocorrência e remetido à polícia civil, para fins de procedimentos na lei Maria da Penha.
Esteve no quartel da Brigada Militar uma vítima que afirmava ter tido um desentendimento com seu companheiro, sendo que solicitava apenas para ser levada em segurança para casa de parentes; a mesma foi encaminhada e foi orientada a registrar o fato posteriormente.
Uma vítima esteve no quartel da Brigada Militar, informando que havia dado carona para um rapaz, o qual em certo momento sacou de um revólver, sendo que acabou lhe roubando 01 relógio de pulso, 01 anel de ouro e 01 aparelho celular modelo antigo; o registro foi efetuado na polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar foi informada sobre atitude suspeita de dois indivíduos nas proximidades de uma caminhão, o qual estava estacionado em via pública; após rápidas buscas, os indivíduos L.D.O. e E.D.S. foram encontrados de posse dos produtos furtados do caminhão; foram recuperados diversos alimentos, chaves de boca, chaves de fenda, cadeados e 01 faca; o fato foi encaminhado à polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar deslocou até um posto de armazenamento de leite, onde indivíduos tripulando um VW/ Polo Sedan de cor prata, efetuaram o roubo do malote da empresa; os autores roubaram também os documentos e 01 aparelho celular de um funcionário; foram efetuadas buscas mas os autores não foram encontrados.
A patrulha da Brigada Militar foi informada sobre uma fuga de dois apenados no presidio estadual de Sarandi; juntamente com a ação de agentes penitenciários e da guarda externa realizada pela Brigada Militar no PESAR, foram realizadas rápidas buscas que resultaram na recaptura de T.C.L. e R.F.D.C, nas proximidades do estabelecimento prisional; a patrulha da Brigada Militar com apoio de guarnições da Brigada Militar de Ronda Alta e de Rondinha, auxiliaram os agentes penitenciários na regularização das atividades normais do estabelecimento.
A patrulha da Brigada Militar abordou em via pública H.D.O.M., sendo encontrado com o mesmo 01 simulacro de arma de fogo tipo pistola de cor preta, além de 01 pequena faca marca TDS de cabo vermelho; o autor reagiu à abordagem e foi contido e revistado; o mesmo responderá pelos crimes de resistência, desacato e desobediência; o registro e o material foi encaminhado à polícia civil.
A patrulha da Brigada Militar deslocou até o CAMS, onde encontrava-se uma vítima a qual foi agredida e ameaçada pelo esposo; a vítima efetuou o registro na delegacia de polícia civil e pernoitou na residência de familiares.
A patrulha da Brigada Militar foi solicitada a comparecer Rua Padre Augusto Bataion, Vicentinos; onde uma residência havia sido arrombada e do interior de um veículo foi furtado 01 caixa de som automotivo, de cor preta com detalhes brancos; o registro foi encaminhado à polícia civil para os procedimentos legais.
A patrulha da Brigada Militar durante patrulhamento de rotina, avistou o arremesso de três objetos para dentro do pátio do presídio; ao efetuar buscas com as características do veículo e autores, abordou o veículo táxi VW/ Gol de cor vermelha, emplacado na cidade de Trindade do Sul; identificando e revistando o motorista, um adolescente e sua mãe; todos foram encaminhados à polícia civil para os procedimentos legais necessários; foi constatado que os objetos eram volumes contendo aparelhos de telefonia celular; o adolescente admitiu a autoria do delito; já o motorista do táxi informou que foi contratado pela mãe do menor para trazê-los à Sarandi, sem ter conhecimento do motivo.
A patrulha da Brigada Militar foi informada que um adolescente havia sido vítima de roubo quando caminhava pela Avenida Sete de Setembro, Centro; do mesmo foi roubado 01 aparelho celular J7 de cor branca com dourado, além de 01 relógio de pulso e a quantia de R$15,00; que durante as buscas foram comunicados pelo pai da vítima, que havia encontrado um dos autores na Rua Armínio da Silva, Centro e estava com o mesmo detido; as partes foram encaminhadas à polícia civil, sendo após o autor D.M.F. encaminhado ao presídio estadual de Sarandi, onde permaneceu à disposição da justiça.
A patrulha da Brigada Militar compareceu em uma residência na Travessa Alziro da Silva, Kenedy; onde uma senhora informou que seu filho chegou em casa transtornado e lhe ameaçou de morte; o registro foi encaminhado à policia civil.
Veículos autuados no período:
- Fiat/ Pálio de placas IQA 2517: por estacionar em local privativo para táxi.
- Honda/ CBX 250 Twister de placa IMC 2258: pelo condutor dirigir o veículo sem ser devidamente habilitado; bem como ao proprietário do veículo, por permitir que pessoa não habilitada, conduzisse o veículo em via pública; pelo veículo estar com seu licenciamento anual vencido; por estar com a cor e a característica alteradas sem a devida autorização legal.
- VW/ Gol de placas COT 4393: por estacionar em desacordo com as regras do código de trânsito.
- Fiat/ Pálio Fire de placas IQA 2517: pelo condutor dirigir o veículo sem ser devidamente habilitado; bem como ao proprietário do veículo, por permitir que pessoa não habilitada, conduzisse o veículo em via pública; pelo veículo estar com a característica alteradas sem a devida autorização legal.
A BRIGADA MILITAR ORIENTA:
Cuidado com as ofertas “milagrosas” de dinheiro
Quando a oferta é demais, desconfie. Ninguém vai sair pela rua oferecendo dinheiro a troco de nada ou quase nada. A arma do estelionatário é o poder de convencimento, a persuasão. Abaixo, algumas dicas para ficar longe das tentativas de golpistas:
FALSO SEQUESTRO: A vítima recebe uma ligação, do outro lado da linha alguém diz que está em poder de seu filho e exige dinheiro para libertá-lo; a pessoa não pode se apavorar, devendo fazer contato com a suposta vítima do sequestro. Outra dica: peça para o “sequestrador” perguntar ao “sequestrado” algo que só ele saiba, como o nome do seu cachorro, o número do seu celular, time de futebol preferido.
CARRO QUEBRADO: O estelionatário se passa por parente ou conhecido da vítima, dizendo que está com o carro quebrado e que precisa de dinheiro para o guincho ou para pagar o mecânico. Acreditando que o parente ou conhecido está com dificuldades, a vítima realiza o depósito bancário ou ainda coloca crédito de celular para supostamente realizar contato com a seguradora.
ENVELOPE VAZIO: Típico golpe realizado em transações comerciais, como na compra e venda de produtos (por exemplo, carros e celulares). O estelionatário faz a compra de determinado produto, realizando o pagamento via depósito em um envelope sem o dinheiro; ele apresenta o suposto comprovante de pagamento, a vítima entrega o produto, descobrindo mais tarde que sofreu um golpe, pois o envelope estava vazio. Dica para não cair neste golpe: confirme junto à instituição financeira se o valor depositado foi devidamente descontado ou se está bloqueado; se estiver bloqueado, trata-se de golpe.
CONFIRMAÇÃO DE DADOS: O estelionatário liga para a vítima passando-se por funcionário de determinada empresa, dizendo que precisa que a vítima confirme alguns dados para fins de atualização do sistema; a vítima passa os dados e o estelionatário os utiliza para transações comerciais em nome da vítima. Dica para não cair neste golpe: nunca passe seus dados por telefone.
FALSA CASA DA PRAIA: Típico golpe realizado no final de ano; o estelionatário coloca anúncio em algum site, ofertando uma casa para alugar na praia, com fotos e preço atrativo; a vítima entra em contato com o estelionatário, dá uma entrada (sinal) e depois o estelionatário some. Para não cair no golpe, não alugue um imóvel de quem não é profissional na área (corretor de imóveis).
TORPEDO PREMIADO: A vítima recebe mensagens de celular informando que ganhou um prêmio; ela entra em contato com o número e acaba colocando crédito para algum número de celular ou mesmo depositando dinheiro em determinada conta. Os estelionatários também utilizam nomes de programas de televisão para enganar as vítimas.
BILHETE PREMIADO: Caso apareça alguém com um bilhete de loteria premiado, desconfie; é um golpe muito comum; o golpista diz que está precisando de dinheiro de maneira rápida, e, com a ajuda de outras pessoas (também estelionatários), enganam a vítima, que por sua vez dá uma quantia em dinheiro e fica com o suposto bilhete, que de premiado não tem nada.
SANDRO JACOBI FERREIRA
1º Sgt – Setor de Comunicações 3Cia