Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – As lendas do Harmonia (Claudio Vogt)

Foto Acervo Rogério Machado.

AS LENDAS DO HARMONIA

………Bom dia, Amigo Leitor! Hoje, vamos recordar ou conhecer algumas lendas do famoso E C H (Esporte Clube Harmonia). Quando Eu tiver melhores condições de tempo e arquivo, complementarei o trabalho. O time da década de 60 conquistou vários títulos e o amor da torcida. O Harmonia levava multidões aos estádios. Era o time do meu coração!

………Apresento, a seguir, o plantel, com os  números das camisetas. É um trabalho ainda incompleto. Não tenho o nome de todos. Mas, eles, unidos e motivados, deram glórias e alegrias ao Povo Sarandiense: – goleiros: Luiz Carlos Rabello (1), Carboni (1), Darci (1), Ranieri Mattei (1) e Manjoni (1); lateral direito: Vitor Hugo Demarco (2), Lauro Trúcullo (2), Osmar Fumagali (2), Abrilino Dalavechia (2); zagueiro central: Nativo (3), Delmar Antônio Cóttica (3), Celso Demarco (3) Belmiro Baldi (3); lateral esquerdo: Lau (4), Vitor Ivo Giovanini (4); volante: Dino (5); meia direita: Getúlio Osvaldo Bertochi (Titum) (8); meia esquerda: Itacir (10); ponteiro direito: Joãosinho (7) Albino Bertochi (7); centro-avante: Getúlio (9), Gelson Fernandes (Carioquinha) (9), Rogério Rossi (9), Gomercindo Trevisan (9); ponteiro esquerdo: Negro Catarino (11), Negro Sabino (11), Miguel (11), Paulo Olímpio Gomes de Souza  (11), Nilo Sérgio Gomes de Souza (11), João Carlos Demarco (11). Jogadores com posições a serem confirmadas: Olavo, Júlio Vansin, Ganso, Caticoco, Benjamim Chiossi, Norivaldino, Toro, Rossatto e Hélio Piccini.

Na história do Clube, destaca-se o Sarandiense Pedro Demarco, Tio do craque Vitor Hugo. Participou da fundação  do Harmonia. Presidiu o Clube. Fez a doação da área para a  construção do campo. Com paixão, dedicou o melhor dos seus dias para o engrandecimento do glorioso Harmonia de Sarandi! Com justiça e gratidão, o módulo esportivo leva o seu nome.

………Os líderes fazem as coisas acontecerem. Os principais líderes eram: Hugo Rossi, Dino, Dalavechia, Belmiro Baldi… Quando a Cidade foi atingida por um vendaval, o próprio Presidente do Clube, Marcelino Sassi, pregou as telhas de zinco. Protagonizou um bom exemplo, de compromisso e dedicação! Obrigado, Presidente!

………O Nilo Baudin, por sua vez, ocupou quase todos os cargos. Quando  Eu era guri, Ele me vendia a gasosa do Macari, na copa do Estádio Pedro Demarco. Eu elogiava a bondade  do meu Pai (Fridolino). Tomava várias por domingo!

As jogadas mais bonitas eram: a tabelinha do Itacir, Getúlio e Dalavechia (entravam com bola e tudo!), as bicicletas do Hildo de Jesus e do Vitor Hugo Demarco, as cobranças de pênalte (“bombas”) do Negro  Catarino, os lançamentos do Dino ( de 20 ou 30 metros, com a bola rasteira!).

Enquanto esperávamos os treinos começarem, os jogadores contavam “pérolas” que haviam acontecido… quase sempre com os mesmos! Se é verdade ou não, os autores poderão confirmar… Numa viagem a Carazinho, para jogar com o Glória, o ônibus parou na beira da estrada. Um de nossos ponteiros-esquerdos perguntou para a Dona do bar: “Tem sonho?” A senhora respondeu: “Sim! Tem!” O craque continuou: “Então me dá um pastel!”

………Na final do campeonato, em Dez 67 ( ou 68 ), no Estádio do Harmonia, entre o Ipiranga e o dono da casa, quando o alvi-azul entrou no gramado, foi realizado um grande foguetório. Na confusão, o Negro Saul (Xiru) caiu dentro do túnel, de costas, escorregando de cabeça para baixo.  Não foi aberta sindicância. A causa provável do episódio foi a “branquinha”, aquela que matou o guarda!

Foto Acervo Rogério Machado

………Num jogo na colônia, um de nossos ponteiros, foi bater o escanteio. Retraiu, retraiu… até que caiu num barranco. O jogo foi paralizado para o resgate do dedicado atleta. E, num outro jogo, o mesmo craque tomou um baita drible. Caiu fora do campo e ficou preso num espinheiro. Não podia puxar pois piorava a situação… Tudo por amor ao Futebol!

 

………Eu comecei a jogar, no Harmonia  (Juvenil), aos 11 anos. Ajudava a treinar os titulares. Não tive sorte nos jogos da colônia. Os colonos ficavam furiosos, quando eram driblados. Eles se sentiam ofendidos! No campo do Harmonia, a minha melhor jogada (lambreta) não era concretizada. Os zagueiros pegavam a bola com as mãos! O Hugo Rossi (Técnico) dizia:  “se fizer o gol, será titular domingo!”

………E, para finalizar, citarei os “atletas de ouro” do Harmonia: Getúlio, Itacir, Dalavechia, Vitor Hugo, Dino, Titum e Baldi. Obrigado, Atletas! Obrigado Esporte Clube Harmonia (ECH)!

Foto Acervo Rogério Machado

Time Infanto Juvenil eu estava lá(Goleiro)

 




error: Content is protected !!