Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – 8º Seminário de Educação e Saúde e o Simpósio Regional de Educação e Saúde é realizado em Sarandi

8º Seminário de Educação e Saúde e o Simpósio Regional de Educação e Saúde é realizado em Sarandi

No sábado, dia 12, o Clube Comercial de Sarandi recebeu o 8º Seminário de Educação e Saúde e o Simpósio Regional de Educação e Saúde, promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A correria do dia a dia, a ansiedade, a competitividade, a falta de tempo para si mesmo e a baixa auto-estima, são, segundo pesquisas, os principais fatores que contribuem para o surgimento de vários problemas e a realização do 8º Seminário foi uma grande oportunidade para avaliar como as pessoas estão como estamos prevenindo-se parar evitar problemas de saúde que possam afetar seriamente nossa carreira profissional e qualidade de vida.

O evento contou com a presença da Primeira Dama Marosane Cardozo, Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Educação Municipal de Educação Márcia Lisandra Klein Beckmann, Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Sarandi Sra. Inês Josefina Thums e os palestrantes do dia, Dr. Oly Antônio Facchi – Obstetra, Suéli Piassini – Psicóloga, Dr. Luciano Schwerz – Engenheiro Agrônomo e Psicóloga  Marcielle Magalhães.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer é uma associação assistencial, de natureza civil, sem fins lucrativos, que tem como missão amparar pessoas carentes portadoras de câncer e atuar preventivamente junto à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e nisso se fundamenta o motivo da realização do Seminário e Simpósio, do qual a SME é parceira por compreender a importância da causa.

O espaço de palestras iniciou com o Dr. Luciano Schwerz – Engenheiro Agrônomo, que abordou o assunto: assunto: Alimentação Saudável- Do Campo à mesa. Possui graduação em agronomia pela universidade Federal de santa Maria, mestrado em agronomia, agricultura e ambiente pela UFSM e doutorado em Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Atualmente é engenheiro agrônomo da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural e professor do centro de Ensino Superior Riograndense.

Na sequência, fizeram o uso da palavra o Dr. Oly Antônio Facchi – Obstetra, e Suéli Piassini – Psicóloga, que abordam o câncer, principalmente, à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool. Em contrapartida, quem segue uma vida mais saudável consegue prevenir-se e diminuir os riscos de ter a doença.

Por fim, a Psicóloga Marciele Magalhães encerrou o espeço de palestras, abordando o tema estresse, que pode em grandes dimensões acarretar muitos distúrbios, tanto psicológicos, quanto físicos, causando assim, problemas como baixa imunidade, tremores e agressividade excessiva, incluindo também doenças como: câncer, infarto e, principalmente, depressão. Marciele é especialista em psicologia clínica – Terapeuta de Casal e Família. Idealizadora do “Jogo Infantil” Super Ação: o caminho para vencer seus medos”.- que será lançado em breve. Também idealizadora do Programa “Movimento do Ser” que nos ajuda a entender quem nós somos, como somos, porque somos assim e como desenvolvemos nosso potencial.

P.M.Sarandi – Joel De Brito




error: Content is protected !!