Frio perde força, mas deve retornar ainda mais intenso no fim da semana
O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda, porém a nebulosidade aumenta e algumas áreas terão céu nublado a encoberto na segunda metade do dia. Áreas de instabilidade se formam e a chuva volta pelo Oeste, podendo afetar outras regiões como o Centro e o Norte do Estado até o final do dia.
Entre a próxima noite e a madrugada, a chuva atingirá a maioria das regiões. Faz menos frio ao amanhecer e a tarde será amena. O Rio Grande do Sul terá chuva que a MetSul alerta pode ser forte e com elevados volumes em parte do Estado.
As mínimas rondam os 7°C em São José dos Ausentes e os 8°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 23°C em Santa Rosa. Em Sarandi, os termômetros variam entre 12°C e 26°C.
O Rio Grande do Sul teve o amanhecer mais frio até agora em 2017, com dezenas de municípios registrando mínimas abaixo dos 10ºC. A menor marca foi observada em Soledade com 2,5ºC. O frio intenso trouxe as primeiras ocorrências de geada deste ano no Estado, fracas e isoladas, e em baixadas de áreas de relevo da Metade Norte.
Em Sarandi, os pontos mais frios amanheceram com 12ºC a 14ºC. Em Santa Catarina, a mínima do domingo baixou a 0,7ºC no interior de São Joaquim e houve formação de geada no Planalto Sul Catarinense. O frio perderá força, na segunda-feira, mas retornará no final desta semana com marcas menores e possibilidade das primeiras mínimas negativas do ano.
Correio do Povo