Máximas podem superar os 29ºC em Sarandi
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas com a presença de nuvens. Massa de ar quente cobre o Estado e mantém o calor com abafamento. Devido ao aquecimento diurno, nuvens mais carregadas se formam entre a tarde e a noite com chuva localizada em diferentes regiões, especialmente no Oeste e na Metade Norte gaúcha.
Há risco de chuva forte localizada de curta duração, não se descartando temporais isolados de vento forte ou granizo, sobretudo no Norte gaúcho. Nesta quinta, temporais provocaram danos em algumas localidades de Santa Catarina.
As mínimas rondam os 16°C em São José dos Ausentes e os 18°C em Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, podem chegar a 33°C em Santa Cruz do Sul e 34°C em Santa Rosa. Em Sarandi , os termômetros variam entre 21°C e 29°C.
Março não trará a solução para o drama da seca que afeta a Argentina, o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul. Ao contrário, a tendência para o novo mês é de piora no quadro. A previsão é de que o canal primário de umidade fique mais ao Norte do continente. Com isso, o mês pode ter muita chuva no Brasil Central e até em áreas do agreste nordestino. Por outro lado, o Sul do Brasil terá menor índice de precipitação.
Nas áreas do Oeste e do Sul, as mais afetadas pela estiagem, dados indicam mais um mês com precipitação abaixo da média histórica. Apesar da perspectiva de chuva irregular, o que é ainda consequência do fenômeno La Niña que segue atuando, como estamos na época quente do ano é provável que ainda ocorram eventos isolados de chuva intensa de curta duração com temporais típicos de verão que trazem não raro vendavais e queda de granizo.
Correio do Povo