Chegada de ar frio provoca máximas entre 3°C e 5°C inferiores, em relação à segunda-feira
O tempo muda em todas as regiões nesta terça-feira, devido à presença de uma frente fria que perde intensidade ao avançar para o Norte. Vento mais gelado do quadrante sul favorece a queda na temperatura, dando fim ao abafamento durante as tardes. De uma forma geral, a temperatura máxima tem um declínio de 3°C a 5°C.
A instabilidade gera muitas nuvens, mas a chuva tende a ser mal distribuída e com alguns núcleos de forte intensidade. Em geral, o volume não será significativo.
A segunda-feira teve tempo instável com chuva desde cedo na fronteira Oeste e em parte da Metade Sul do Estado. No Oeste e Noroeste o volume de precipitação somou 25% da média histórica do mês de maio. No entanto, o ar seco da madrugada favoreceu um amanhecer de tempo firme e baixa temperatura na Serra, com mínima que chegou a 8,3°C em Bom Jesus e a 8,8°C em São José dos Ausentes.
Já durante a tarde com o predomínio de sol e o vento Norte, o tempo ficou abafado na Metade Norte e Leste do Estado com máxima chegou a 31,3°C em Porto Alegre segundo rede de dados do Sistema Metroclima. Nos próximos dias, modelos insistem na projeção de altos acumulados de precipitação entre a sexta-feira e o domingo como consequência da passagem de uma intensa frente fria associada a um sistema de baixa pressão atmosférica.