O sol aparece novamente com nuvens no Rio Grande do Sul durante esta quarta-feira.
Bloqueio atmosférico mantém o Estado sob influência de massa de ar quente. O começo da manhã é agradável com nevoeiro e neblina em pontos localizados. Aquece muito rapidamente, o que levará a uma tarde de calor em que as máximas vão ficar perto ou acima de 30ºC na maioria das regiões.
O aquecimento trará convecção isolada que deve resultar em chuva muito localizada, sobretudo na Metade Norte. Já no Extremo Sul, linha de instabilidade pode provocar chuva na região do Chuí.
As mínimas chegam a 14°C em São José dos Ausentes e a 17°C em Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, podem atingir 32°C em Santa Cruz do Sul e Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 32°C.
Mar quase como no verão
Quem está no litoral gaúcho nessa semana é testemunha de como tempo e oceano têm lembrado o verão. Com o persistente bloqueio atmosférico e o não ingresso de frentes frias ou massas de ar frio, as águas mais quentes de Norte da Corrente do Brasil ingressaram e o mar está mais quente do que o normal para o final de abril. Sob a Corrente do Brasil, as águas ficam claras e há pouca ondulação. Fica, então, a dica de que o próximo fim de semana nas praias pode ser aproveitável.
A manutenção do bloqueio irá ainda determinar que a temperatura continue muito acima do normal. Até terça-feira todos os dias podem ter máximas acima de 30ºC
. Tivéssemos mais horas de sol, como no verão, e as máximas seriam ainda mais altas.
Na segunda metade da semana que vem deve refrescar, mas sem frio.
Correio do Povo