Search
segunda-feira 6 maio 2024
  • :
  • :

RS recebe na sexta mais 284 mil vacinas da campanha da gripe

Segunda fase da campanha abre oficialmente nesta quinta; Porto Alegre antecipou início da imunização de agentes de segurança e salvamento

drive thrus farmácias vacina idoso posto
Foto: MS/Divulgação

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra as gripes A e B vai começar, oficialmente, nesta quinta-feira, em todo o País. Em Porto Alegre, a Prefeitura imuniza agentes de segurança desde ontem, em farmácias parceiras do Município e no local de trabalho dos agentes. Na sexta, o Rio Grande do Sul recebe do Ministério da Saúde mais uma leva com 284 mil doses da vacina.

A fase 2 é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, portuários e forças de segurança e salvamento. A identificação dos profissionais de segurança fica a cargo da organização de cada município durante a campanha.

Cerca de 90% das 272 mil doses recebidas, na segunda-feira passada, seguem disponíveis nos postos de vacinação, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. A sexta remessa, que chega no dia 17, vai ser distribuída de imediato às 19 Coordenadorias Regionais (CRSs) de saúde.

A última e terceira etapa da campanha vai ter início em 9 de maio. Os grupos prioritários incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência, além de professores.

Primeira etapa teve saldo positivo

Na primeira fase da campanha, 86% do grupo dos idosos já se imunizou no Rio Grande do Sul, o equivalente a 1,2 milhão de pessoas. Também tomaram a vacina 84% dos profissionais de saúde – cerca de 260 mil. No total, aproximadamente 1,5 milhão de doses foram aplicadas, até o momento, em cidades gaúchas.

A campanha começou em 23 de março. Idosos podem procurar a vacina até 22 de maio, quando a ofensiva termina, em todo o País.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, 89,7% dos idosos (187,3 mil pessoas, de um total de 213 mil) e 96,7% dos agentes de saúde (79,7 mil de um grupo estimado em 82,4 mil) se imunizaram, até o fim da tarde dessa terça.

A meta da campanha nacional é atingir índice de pelo menos 90% entre todos os públicos-alvo.

Rádio Guaíba/Ricardo Pont



error: Content is protected !!