Search
terça-feira 30 abril 2024
  • :
  • :

Rondinha – Palestra de prevenção aos Cânceres de Mama e Próstata lotou as dependências do Museu Evangelizador de Rondinha

rnd4

Palestra de prevenção aos Cânceres de Mama e Próstata lotou as dependências do Museu Evangelizador de Rondinha

 O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada  ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, lançou-se a campanha outubro rosa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro a cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são ambientais, comportamentais, da historia reprodutiva, hormonal, genéticos e hereditários.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, é considerado um câncer da terceira idade, já que a maioria dos casos ocorrem a partir dos 65 anos e geralmente de forma assintomática. Pensando na conscientização lançou-se a campanha novembro azul, visando estimular os homens para realização de seus exames de rastreamento precocemente.

No dia 11 de novembro, nas dependências do Museu Evangelizador foram realizadas duas grandiosas palestras, ministradas pelos médicos, Clodoaldo Oliveira (urologista) e Rafael Martini (mastologista). Esta obteve apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer, mais de 350 pessoas prestigiaram a palestra de prevenção. Os homens de 40 anos ou mais que estiveram presentes receberam da Secretaria Municipal da Saúde e Liga Feminina de Combate ao Câncer uma requisição para realizar o exame gratuito do PSA (Antígeno Prostático Especifico).

Já as mulheres possuem o exame de mamografia disponível durante todo o ano, basta procurar a Secretaria da Saúde munida de documentos e agendar gratuitamente.

A Secretaria da Saúde e Liga Feminina de Combate ao Câncer, agradecem a todos os participantes.

rnd01 rnd2 rnd3 rnd4 rnd5

 




error: Content is protected !!