“Respeito às urnas ultrapassa divergência política”, declara Leite em reunião com Lula em Brasília
Chefe do Executivo do Rio Grande do Sul participa de encontro entre governadores e chefes dos Poderes após atos extremistas desse domingo


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participa, na noite desta segunda-feira, de encontro com os 27 governadores e do Distrito Federal, em Brasília, para repudiar os ataques aos Poderes que ocorreram nesse domingo.
“O respeito ao resultado das urnas ultrapassa qualquer divergência no ponto de vista político. Nosso respeito e solidariedade, presidente”, afirmou Leite.
A reunião teve o tom de ato de compromisso dos governadores em defesa da democracia. Policiais militares de dez estados, incluindo o RS, foram enviados como reforço no contingente da Força Nacional. Ao todo, 500 agentes foram cedidos para proteção da Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Justiça, Flávio Dino, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, presidentes da Câmara e do Senado também fazem parte do encontro.
Leite enfatizou que o RS instaurou um gabinete de crise para identificar quem participa e financia atos antidemocráticos, que se reúne nesta terça-feira. Ele expressou solidariedade aos poderes atingidos no fim de semana.