Search
terça-feira 7 maio 2024
  • :
  • :

Reiki Como Prática Integrativa na Saúde Pública – Nara de Campos Queiroz

 

 

Primeiramente temos que definir “o que é Reiki”, para depois entender com o Reiki pode ajudar o ser humano em seus conflitos, suas doenças físicas e/ou mentais.

Segundo a Portaria nº 849, de 27 de março de 2017 do Ministério da Saúde, o conceito de Reiki é a imposição das mãos por uma pessoa que seja qualificada para essa prática, visando equilibrar a energia do corpo, das células do receptor para que ele tenha uma melhor saúde do corpo físico e mental.

REIKI é uma prática de imposição de mãos que usa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral […].

O Reiki ajuda no fortalecimento do corpo e da mente do receptor quando este está acometido por uma doença. No entanto, vale lembrar que esta prática não dispensa o tratamento médico convencional, pelo contrário, uma potencializa a outra fazendo com que o paciente tenha mais força para reestabelecer sua saúde.

A terapêutica objetiva fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, de forma a restabelecer o fluxo de energia vital. A prática promove a harmonização entre as dimensões físicas, mentais e espirituais. Estimula a energização dos órgãos e centros energéticos. A prática do Reiki, leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções, ativa glândulas, órgãos, sistema nervoso, cardíaco e imunológico, auxilia no estresse, depressão, ansiedade, promove o equilíbrio da energia vital.

Com o reconhecimento desta prática pelo Sistema Único de Saúde e pela Organização Mundial da Saúde, demonstra-se a sua eficiência, coisa que nós terapeutas já sabíamos a muito tempo. Usa-se o termo “complementar” justamente para mostrar que a medicina tradicional precisa da medicina holística.

As Medicinas Tradicionais e Complementares são compostas por abordagens de cuidado e recursos terapêuticos que se desenvolveram e possuem um importante papel na saúde global. A Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva e fortalece a inserção, reconhecimento e regulamentação destas práticas, produtos e de seus praticantes nos Sistemas Nacionais de Saúde.

Para ser um terapeuta Reiki a pessoa precisa fazer a formação adequada, ter muito amor no coração, empatia pelas pessoas, disposição, e muita vontade de aprender por ser um campo onde se exige estudo e aperfeiçoamento constante.

Nara de Campos Queiroz

Especialista em Direito Público

Advogada

Mestre Reiki

Terapeuta Reiki

Fonte:

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/prt_849_27_3_2017.pdf

RECOMENDAMOS

 




error: Content is protected !!