Search
sexta-feira 3 maio 2024
  • :
  • :

Primeira decisão de Lira anula bloco que apoiou Baleia Rossi

Com isso, presidente da Câmara invalida cálculo de proporcionalidade que determina a distribuição de cargos; eleição ocorre nesta terça

Foto: Marcelo Camargo/ABr

Assim que tomou posse, no fim da noite desta segunda-feira, o novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) teve a primeira decisão no comando da Casa, revogando ato de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e anulando a votação para os demais cargos da Mesa Diretora.

O bloco que apoiou Baleia Rossi (MDB-SP) teve registro de candidatura seis minutos depois do prazo limite, que era das 12h dessa segunda-feira. Com isso, Lira invalida o cálculo de proporcionalidade que determina a distribuição de cargos e convoca reunião para a eleição da Mesa. A sessão deve começar às 16h desta terça-feira.

A medida, que desagrada aliados de Maia, como PT, PSDB e MDB, deve ampliar a influência de grupo do próprio Lira, uma vez que fora do bloco, partidos do grupo de Maia perdem posições nessa ordem de escolha. A partir dessa decisão, cada partido depende, isoladamente, do número de cadeiras com as quais já conta para emplacar integrantes na Mesa.

Lira defende neutralidade à frente da Câmara
Eleito em primeiro turno presidente da Câmara nesta terça-feira, com 302 votos, Arthur Lira defendeu em um primeiro discurso a neutralidade da Casa.

“A Câmara também é construção física. Vejo um grande corredor no meio do plenário, o corredor do centro, que constitui a espinha dorsal da democracia. A Câmara sempre foi a espinha dorsal da democracia. A cadeira da Presidência está no centro para nos lembrar da neutralidade e a cadeira é giratória para que o presidente possa olhar para a direita, para a esquerda e para o centro”.

O presidente eleito falou ainda das pautas prioritárias ao país, vacina, auxílio aos vulneráveis, proteção social e equilíbrio fiscal, e voltou a defender a construção coletiva do mandato.

“Tudo aqui deve ser coletivo, não nos esqueçamos desse recado. O país atravessa a mais cruel pandemia e o povo sofre com seus efeitos, o que exige que os Poderes trabalhem em harmonia, precisamos urgentemente amparar os brasileiros que estão em estado de desespero econômico, ampliar a rede de proteção social, vacinar o nosso povo e equilibrar as contas públicas”.

Lira falou ainda em reforçar a democracia dando mais espaço ao plenário, e não ao presidente. “Porque esta Casa é quem deve falar e o presidente deve dizer apenas o que a maioria que esta Casa pensa. E não apenas o que ele pensa”, afirmou.

Centrão
Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Lira recebeu 302 votos, contra 145 do principal concorrente, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), lançado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Casa. Votaram 505 dos 513 parlamentares.

Veja quantos votos obteve cada candidato:

Arthur Lira (PP-AL): 302
Baleia Rossi (MDB-SP): 145
Fábio Ramalho (MDB-MG): 21
Luiza Erundina (PSOL-SP): 16
Marcel van Hatten (Novo-RS):13
André Janones (Avante-MG): 3
Kim Kataguiri (DEM-SP): 2
General Petternelli (PSL-SP): 1
Brancos: 2




error: Content is protected !!