Um policial militar, de 26 anos, matou o assaltante Henrique de Brito Bertoncello, 20 anos, com dois tiros na noite de sábado, 17. O crime ocorreu por volta das 22 horas, na rua Francisco Alves, bairro Rodrigues. De acordo com as informações contidas no Boletim de Ocorrências número 18828/2015, registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), no bairro Petrópolis, a sala de operações da Brigada Militar recebeu a informação de que naquele local havia uma ocorrência de roubo de veículo com morte. Quando chegaram ao endereço os policiais encontraram uma viatura da policia (P2) e Henrique já em óbito.
As vítimas, Alessandro Cecconello Valdovino, 42 anos e Rosimar Webber Valdovino, 39 anos, estavam colocando seus pertences no veículo VW/Polo Sportline de cor branca e placas IRW-8327, de Passo Fundo, quando foram abordados por Henrique, que estava com uma pistola e anunciou o assalto. O policial passava pelo local com seu veículo particular e visualizou a cena pelo retrovisor. Imediatamente ele saiu do carro e foi em direção ao assaltante. Quando se aproximou, ele se identificou como policial e ordenou que o assaltante largasse a arma.
O assaltante não obedeceu ao comando e, ao sair do veículo, puxou uma pistola. Nesse momento, o policial disparou três vezes contra Henrique, que foi atingido por dois tiros: um no braço direito e outro pouco abaixo da axila direita. O terceiro tiro atingiu o veículo VW/Polo, das vítimas.
A pistola e as munições que estavam com Henrique foram apreendidas e entregues aos policiais da DPPA. Logo após foram acionados a perícia e o serviço de remoção de cadáveres. Foram coletadas as imagens de câmeras de segurança de uma imobiliária que fica nas proximidades para análise. O policial entregou a pistola ponto 380 e o carregador com 11 munições. As vítimas da tentativa de assalto saíram ilesas.
Radio Planalto