Search
sexta-feira 22 novembro 2024
  • :
  • :

Policia Ambiental efetua fiscalizões


Na data de 16 de Abril de 2016 por volta das 05:00 em atendimento a denúncia anônima referente à pesca predatória, o efetivo do 3º Grupo de Polícia Ambiental da Brigada Militar de Carazinho, efetuou patrulhamento embarcado na Barragem de Ernestina na bacia do Rio Jacuí, na  localidade de povinho Velho,  interior do município de Ibirapuitã onde segundo informações havia pescadores acampados com redes de pesca e demais petrechos proibidos dispostos na água.

 Chegando no local mencionado já ao amanhecer foi feito a fiscalização no endereço citado e em toda a barragem, onde foram identificados 4 embarcações e 3 (três)  acampamentos, onde havia famílias que eram moradores de Passo Fundo não encontrando nada de irregular com os mesmos, mas ao patrulhar pelas redondezas foi possível encontrar 12 redes de pescas malhas entre 70 e 120mm, totalizando um montante de 485 metros de comprimento, uma tarrafa malha 24 mm tudo sem procedência. Foram devolvidos ao ambiente aquático 14 traíras e 04 cascudos vivos que haviam sido capturados nas redes. Foi confeccionado o auto de apreensão das redes e o auto de destruição dos petrechos proibidos. conforme prevê a Lei 9.605/98.

2- Já no dia 18 de abril de 2016, uma guarnição do 3º Grupo de Policia Ambiental de carazinho deslocou até o Município de Liberato Salzano na saída para a localidade de Pinhalzinho onde através de denuncia anônima foi constatado o corte e supressão com destoca mecânica de 2.44 HÁ de mata nativa oriunda do bioma da mata atlântica sem a devida licença do órgão Ambiental competente, a vegetação é de estagio médio a avançado de regeneração, ainda no local foi constatado a supressão de uma nascente de água ( APP) área esta considerada de Preservação Permanente no entorno de 50 metros em sua volta. Foi confeccionado uma Comunicação de Ocorrência Ambiental nos Art 38 e Art 48 da Lei 9.605/98 onde será encaminhado para a Delegacia daquele Município para a instauração de inquérito Policial.

3- O 3° Grupo de Policia Ambiental da Brigada Militar  de carazinho salienta que mesmo estando fora do período da  piracema, e que as fiscalizações nas bacias do Rio Passo Fundo e a bacia do Rio Jacuí continuarão com a mesma intensidade e que todas as denúncias de crime serão averiguadas e quem for flagrado cometendo  crime ambiental serão todos responsabilizados e que denúncias podem ser feitas através do telefone ( 54) 3331-7626 ou pelo e-mail
Alvaro Henkes






error: Content is protected !!