Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

PF realiza operação para prender responsáveis por morte de menina indígena no Norte do Estado

PF realiza operação para prender responsáveis por morte de menina indígena no Norte do Estado

Ação cumpre 13 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão

Foto: PF / Divulgação
Oito pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF), em nova fase da Operação “Menés”, realizada nesta quarta-feira. A ação investiga a autoria e as circunstâncias do assassinato de uma menina indígena de 13 anos e a tentativa de matar um jovem de 15 anos e um homem, de 23, ambos também indígenas. Os crimes ocorreram em 4 de dezembro de 2023, motivados por disputa pela liderança da Terra Indígena (TI) Cacique Doble, no Norte do Estado.
Conforme a PF, os conflitos na reserva indígena tiveram início em agosto de 2022, quando quatro pessoas foram vítimas de tentativas de homicídio por disparos de armas de fogo. Durante a investigação da Polícia Federal, três membros da liderança da reserva foram presos preventivamente.
A partir de então, uma nova liderança se estabeleceu, com integrantes do grupo opositor, o que não foi aceito pelos apoiadores do cacique anterior. A disputa pelo poder gerou um conflito permanente, com uma série de crimes praticados pelos dois grupos rivais, como homicídios, tentativas de homicídio, lesões corporais, danos, porte ilegal e disparos de armas de fogo, ameaças, incêndios criminosos e formação de milícias privadas.
O conflito já resultou em três mortos em eventos diferentes, além de várias tentativas de homicídio, sendo um deles o assassinato da menina de 13 anos, no final do ano passado, gerando grande comoção social.
As aulas e o posto de saúde da comunidade chegaram a ser fechados por um período no ano passado, devido à insegurança no local.
Participam da ação cerca de 70 policiais federais e 60 integrantes do Batalhão de Choque da Brigada Militar de Passo Fundo, para o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão, expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo, na reserva indígena e na cidade de Cacique Doble.
FONTE
Rádio Guaíba



error: Content is protected !!