Economista Pedro Guimarães foi confirmado para a Presidência da CEF e Rubem Noves para Presidência do BB
O futuro ministro da Economia Paulo Guedes anunciou na tarde desta quinta-feira o nome do economista Rubem Novaes para a Presidência do Banco do Brasil e do economista Pedro Guimarães para a Presidência da Caixa Econômica Federal.
Mais cedo, os dois almoçaram no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde ocorrem as reuniões da equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Também estavam no almoço o o futuro presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, a ex-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Solange Vieira e dois economistas do Ipea que participam da transição, Adolfo Sacshida e Alexandre Iwata.
Guimarães é um dos responsáveis pela área de privatizações na equipe de transição. Ele trabalhou no BTG Pactual ainda quando o futuro ministro da Economia era sócio do banco de investimento.
PhD em Economia pela Universidade de Rochester, atualmente é sócio-diretor do banco Brasil Plural.
Já Rubem de Freitas Novaes foi diretor do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Ele é PhD em Economia pela Universidade de Chicago (EUA).
Já o Ipea será comandado por Carlos Von Doellinger, economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que integra a equipe de transição de governo.
Correio do Povo