Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Passo Fundo – Vendaval causa estragos em Passo Fundo


Por volta das 14h40 da tarde de quinta-feira, 24, um forte vendaval que, segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio, chegou a 60 km/h, destelhou casas, arrancou árvores e postes, derrubou placas e causou muitos estragos na cidade de Passo Fundo. Em boa parte dos bairros os ventos ocasionaram prejuízos aos moradores. 

Na Vila Carmem, parte de um telhado de zinco da cobertura do segundo piso de uma casa, que ainda estava em construção, foi arrancada e as folhas foram parar a mais cem metros da casa. Uma das folhas de zinco ficou presa à rede de alta tensão em um poste. Na rua Chimarrão, bairro Vera Cruz, uma árvore foi arrancada pela raiz e caiu sobre uma residência. O corpo de bombeiros foi até o local para fazer o corte de um fio de energia elétrica.

Na rua Sananduva, diversas casas foram atingidas pelas telhas e pela madeira da cobertura do cemitério, o que causou grandes prejuízos. Na rua Leoberto Leal, bairro Fátima, uma outra árvore rachou ao meio em função dos fortes ventos e caiu sobre uma residência onde mora uma senhora de 80 anos de idade e que há 50 vive naquele local.

Quase na esquina das  av. Sete de Setembro e Presidente Vargas, na ligação do Centro com o bairro São Cristóvão, a reportagem da Planalto AM fotografou uma folha de zinco sobre uma árvore, juntamente com a estrutura de madeira. Em diversos locais em que houve a queda de árvores, as pessoas informaram à reportagem de que já há um bom tempo havia pedidos para que as árvores fossem cortadas.

Veículos também foram atingidos por árvores. No distrito de Bom Recreio uma casa também teve o telhado arrancado. Em uma empresa cerealista, às margens da ERS-324, em direção a Carazinho, algumas folhas de zinco também foram arrancadas. Na estação rodoviária um eucalipto caiu sobre um muro e atingiu também alguns dos barracos em que vivem indígenas. 

Na rua independência, uma grande placa de publicidade, juntamente com sua estrutura de ferro, foi entortada pelo vento. Bombeiros e defesa civil atuam juntos para que possam atender a todos os pedidos de ajuda. As pessoas que precisam de lonas para a cobertura de suas residências, devem buscar na sede do Corpo de Bombeiros, na rua Independência.
Fonte Radio Planalto











error: Content is protected !!