Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Passo Fundo – Exposição no MHR “Capítulos da História de Passo Fundo Parte II: Revolta Federalista (1893-1895) na região”

rev02

A Revolução Federalista está apresentada na segunda parte da exposição “Capítulos da História de Passo Fundo Parte II: Revolta Federalista (1893-1895) na região”. A ideia é conceituar a cidade de Passo Fundo dentro do contexto histórico da revolta entre os anos de 1893 e 1895. Na exposição, o visitante tem acesso a réplicas de indumentárias utilizadas por Chimangos e Maragatos, fragmentos de armamentos e munições encontradas por todo o estado, objetos e fotografias originais do acervo do MHR e empréstimos. A exposição pode ser visitada até 6 de novembro.

As disputas oligárquicas pelo poder no Rio Grande do Sul envolvendo os republicanos e os federalistas levaram o estado a uma sangrenta guerra civil em 1893-1895, conhecida como Revolução ou Revolta Federalista.

Integravam as tropas federalistas sul-rio-grandenses uruguaios provenientes do departamento de San José, que foi povoado por espanhóis oriundos de Maragataria. Os republicanos passaram a chamar os federalistas de “maragatos” como se fossem estrangeiros. Os “maragatos” adotaram o lenço vermelho como símbolo de sua facção política.

rev03

Os republicanos, ou “pica-paus”, usavam o lenço branco como símbolo da sua facção política. O nome “pica-pau” originou-se do quepe com enfeite vermelho das forças republicanas.

O MHR localiza-se na Avenida Brasil Oeste, 758, e abre de terça-feira a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min, e sábados e domingos, das 13h30min às 17h30min.

rev01

Fotos: Divulgação
Exposição pode ser visitada até 6 de novembro

Assessoria de Imprensa
Universidade de Passo Fundo




error: Content is protected !!