De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, os próximos passos são concluir a aferição, período educativo e funcionamento efetivo. ?Assim que a aferição for concluída, entre sexta-feira (20) e sábado (21), teremos alguns dias de teste, um período educativo para os motoristas. A partir de quarta-feira (25), as lombadas começam a funcionar e autuar possíveis infrações?, explicou Gonçalves.
A Prefeitura de Passo Fundo reduziu o número de lombadas eletrônicas na cidade, no total, há 25% menos lombadas. Os ajustes no trânsito estão dando resultado: o número de acidentes vem caindo a cada ano, conforme ressalta o secretário. Ele lembra a importância que todos respeitem a sinalização e contribuam para um trânsito mais seguro.
A velocidade máxima permitida pelas lombadas será de 50 km/h, com exceção da lombada eletrônico que fica em frente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Notre Dame, na Avenida João Catapan, no Bairro Santa Marta, que terá a velocidade de 40 km/h.
Semáforos
Os semáforos que possuem sensores de avanço de sinal, os conhecidos furões, também passam pelo mesmo processo das lombadas eletrônicas. A instalação de sensores está sendo finalizada para posterior aferição. Com o trabalho pronto, haverá alguns dias de testes e o início efetivo do funcionamento, a partir do final do mês de novembro.
Segundo Gonçalves, os furões permanecem nos mesmos pontos e o desrespeito ao sinal indicado gera autuação. O secretário ainda salienta a importância de respeitar a sinalização de trânsito e a velocidade permitida, além de todos os usuários da via.
Foto Divulgação/ PMPF