Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Passa de 4,3 mil o número de mortos em terremotos na Turquia e Síria

Passa de 4,3 mil o número de mortos em terremotos na Turquia e Síria

Mais de 18 mil pessoas ficaram feridas em função dos tremores

Foto: Syrian Red Crescent / Twitter / Reprodução

O número de mortos no terremoto dessa segunda-feira na Turquia e na Síria subiu para mais de 4,3 mil, de acordo com um novo balanço divulgado pelas autoridades de ambos os países.

O serviço de emergência da Turquia informou que pelo menos 2.921 pessoas morreram no tremor de magnitude 7,8. Outras 1.444 mortes foram registradas na Síria. Com isso, o total nos dois países subiu para 4.365 mortes. Mais de 15,3 mil pessoas ficaram feridas em território turco e outras 3,5 mil na Síria devido ao tremor.

“A situação é muito grave, muitas pessoas ainda estão sob os escombros dos prédios”, disse mais cedo o cirurgião Majid Ibrahim, do hospital Al Rahma, na cidade síria de Darkush.

O tremor, sentido às 4h17min (horário local), ocorreu a uma profundidade de 17,9 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, segundo a sigla em inglês). O epicentro se deu no distrito de Pazarcik, no sudeste da Turquia, a cerca de 60 km da fronteira com a Síria.

Cerca de cinquenta tremores secundários foram registrados, incluindo um de magnitude 7,7 que atingiu a área nove horas depois, 4 km a sudeste de Ekinozu.

Na Turquia, o número de mortos é o maior para um terremoto desde 1999, quando um tremor de magnitude semelhante devastou a densamente povoada região do Mar de Mármara, perto de Istambul, matando mais de 17 mil pessoas.

R7, com Agência Brasil e AFP



error: Content is protected !!