Uma ação rápida da Polícia Civil de Panambi impediu que mais um crime de estelionato contra idoso fosse perpetrado por indivíduo que possui vários crimes da mesma espécie em sua carreira criminosa.
Gilberto Fischer, 46 anos teve sua ação criminosa impedida na última sexta-feira(10) por volta das 11:00 horas quando ultimava os preparativos para contratar um financiamento consignado em nome de uma senhora de 77 anos, em uma agência de empréstimos no centro da cidade.
De acordo com informações do Delegado Titular da Delegacia de Polícia de Panambi, Dr. Carlos Anhaia Beuter, Gilberto que já possui antecedentes criminais pela prática de crime de estelionato, desta vez teria usado de sua perspicácia e mais o fato de ser conhecido de filhos da vítima, que reside no Bairro Medianeira em Panambi, para tentar lhe aplicar dois golpes de estelionato na forma de empréstimos consignados na conta da vítima.
Aproveitando-se da vulnerabilidade da vítima que em determinado momento teria queixando-se de que os valores de sua pensão poderiam estar defasados, se prontificou a “ajudar” a mesma levando-a ao INPS para verificar a situação.
Ocorre que antes de ir até a agência do INPS o espertalhão apanhou os documentos da vítima e um extrato bancário, com os quais entabulou um empréstimo junto a financeira Omni de Porto Alegre, com a qual estava realizando as tratativas via whatsapp no valor de R$1.000,00 e no caminho que iriam para o INPS chegou em uma agencia financeira no centro, dizendo para a vítima que iria resolver um assunto seu, onde disse para a atendente que desejava fazer um desconto em folha, termo que a vítima não se flagrou tratar-se de um empréstimo de R$1.000,00 que seria contratado na sua conta já que os documentos apresentados pelo estelionatário eram da vítima. Para azar do criminoso, quando a operação já se encaminhava para a finalização, chegou o proprietário da agência que conhece o indivíduo, quando tomou ciência do ocorrido, imediatamente desconfiou e informou a polícia que compareceu no local e prendeu o indivíduo em flagrante delito.
Por possuir antecedentes criminais pela prática de outros crimes, sempre da mesma espécie, sendo dois com condenação, três tramitando no Foro local, cinco inquéritos na Delegacia de Polícia o mesmo teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça, que determinou o recolhimento do mesmo a Penitenciária Modulada de Ijuí.
O delegado de polícia destacou que a informação prestada pelo proprietário da agência foi o fator determinante para a prisão do estelionatário. Segundo o delegado a atitude do agente foi muito digna, porque o mesmo não se importou com o que ganharia intermediando o negócio, mas sim, com o fato de ter julgado suspeito o caso que ao final demonstrou estar com razão quando a desconfiança.
Nossa reportagem buscou contato com o agente, porém, não conseguimos devido ao mesmo não se encontrar na cidade. Sendo assim, mesmo diante do elogio pela atitude digna e parcimoniosa do mesmo, deixamos de declinar seu nome o que poderemos fazer se tivermos sua autorização, até mesmo porque atitudes como esta precisam ser divulgadas porque determinou o fim da linha de uma carreira criminosa que vinha obtendo êxito em golpes contra idosos e que já estava fomentando uma organização criminosa com outros envolvimentos.
Fonte Agora ja.net