Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

O sucesso do colégio militar -Cel Claudio Vogt

O Sucesso do Colégio Militar

……..Bom dia, Amigo Leitor! O objetivo deste trabalho é apresentar algumas razões do sucesso do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). É com alegria e entusiasmo que escrevo sobre Educação.

………É uma Escola tradicional. Foi fundada em 1881 como “Escola Militar da Província do RS”. Recebeu o nome atual em 1961. Tem por lema “Formando hoje o cidadão do amanhã”. É conhecido, também, por “O Colégio dos Presidentes”. Um Colégio que orgulha os militares e os gaúchos!

………A educação não se limita às disciplinas. São também cultuados valores importantes, tais como respeito – pelas pessoas, instituições e meio ambiente –, ordem, organização, honestidade, honra, lealdade, responsabilidade pessoal e social, sempre dentro de um clima de amizade e camaradagem. Este fato motiva uma forte e perene ligação afetiva, entre alunos atuais e antigos, com o Colégio Militar.

………A educação está baseada na harmonia e interação, profícua e constante, entre a Escola,  o Aluno e a Família.

………Mais de 75% dos seus docentes são mestres ou doutores. O Colégio busca e incentiva, incessantemente, o aperfeiçoamento profissional do seu corpo docente.

………A estrutura de ensino contempla um criterioso planejamento e organização do ano letivo e das avaliações. A existência de um Serviço de Orientação Educacional, Supervisão Escolar, de Coordenações de Ano, Seções e Subseções de Ensino, uma Seção Psicopedagógica e uma Seção Técnica de Ensino fornece a infra-estrutura que suporta o rigoroso planejamento, organização e condução da educação.

………As provas trimestrais são elaboradas pelos respectivos professores, mas passam por vários crivos: Chefe de  Seção (Cadeira), Coordenador de Ano, Seção Técnica de Ensino, Subdiretor de Ensino e Diretor de Ensino. No final do processo, a avaliação não é apenas responsabilidade do Professor, senão, do Colégio Militar.

………A carga horária anual é superior à mínima estabelecida pelo MEC! À semelhança da vida cidadã futura que encontrará após sua formatura, os alunos são submetidos a um sistema meritocrático, onde se destacam os que mais se dedicam e estudam, bem como os que melhor se conduzem dentro dos parâmetros exigidos pelo Colégio. Dentro desse contexto é que existe o Batalhão Escolar, onde os alunos do coral, banda de música, têm uma classificação hierárquica de grau, e a Legião de Honra, para a qual são convidados os que mais se destacam em comportamento, procedimentos e aplicação.


………Além dos conteúdos disciplinares, são oferecidas ao aluno atividades extraclasse, como modalidades de esporte, xadrez, astronomia, teatro, corpo de baile, clubes de disciplinas e grêmios sócio-recreativos. É incentivada a participação em olimpíadas educacionais, como astronomia, física, biologia, matemática… e em projetos sócio-assistenciais de apoio a pessoas carentes.

………A adoção de uniforme para todas as atividades possibilita aos alunos que se destaquem pelo que verdadeiramente são e não pelo que vestem ou ostentam…

………Alunos, profissionais ou grupos que obtenham qualquer tipo de atuação positiva destacada, intra ou extra Colégio, recebem o reconhecimento do CMPA, por intermédio de destaque em reuniões ou, ainda, a citação em Boletim Interno, no Portal Internet e nas mídias sociais da Instituição.

……..Os professores trabalham com 30 alunos em cada sala de aula, possibilitando um melhor acompanhamento e avaliação do processo individual de ensino / aprendizagem.

……..O Colégio possui uma excelente infraestrutura de apoio, alicerçada na administração militar. Como integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil, beneficia-se da troca de experiências e vivências, educacionais e administrativas, entre os 13 colégios militares que compõe o sistema.

………A Associação dos Amigos do Casarão da Várzea congrega pais, alunos, antigos alunos, professores, funcionários e amigos do CMPA. Apoia as iniciativas educacionais, sociais e culturais empreendidas pelo Colégio e seus integrantes..

……..O Casarão da Várzea traz consigo 107 anos de tradição como Colégio e 136 anos como Escola. Um extenso rol de antigos alunos destacaram-se no cenário nacional, incluindo vários Presidentes da República. Durante esse longo período, forjou-se a tradição de um ensino de excelência, a qual implica em maior responsabilidade para os alunos e profissionais de hoje.

………Muitos dos profissionais são antigos alunos, o que traz uma relação afetiva,  que potencializa as atividades e relações profissionais.

……..Sua área total é de 14.880 metros quadrados, acolhendo mais de 30 salas de aula, cinco laboratórios, biblioteca, anfiteatro, museu, coral, banda de música, seção de saúde completa, agremiações de alunos,  associação de pais e antigos alunos e o Contingente (prédio anexo).

………O Colégio Militar inicia o ano escolar com cerca de 1.000 alunos! 57% são meninos e 43% são meninas.

………O ingresso dá-se no 6º ano do Ensino Fundamental e na 1ª  Série do Ensino Médio, por meio  de  concurso público anual, aberto a toda população.

………O nome “Colégio Militar” deve-se ao fato de ser mantido com verbas do Exército e de sua estrutura ser composta, prioritariamente, por militares, sendo uma escola que ministra a Educação Básica normal no país, com as particularidades previstas na Lei de Ensino do Exército.

………Seu diferencial consiste no fato de possuir uma proposta pedagógica que o particulariza na busca da educação integral, oportunizando aos alunos a aprovação nos mais rigorosos concursos do País.

………O objetivo desta é proporcionar uma sólida base em conteúdos disciplinares e preparar o jovem para a vida cidadã, que encontrará ao sair, com todas as suas exigências, em valores morais e afetivos, ordem, disciplina e respeito – tudo dentro de um clima de amizade e camaradagem.

.
……..Seu corpo docente, constituído por 117 professores militares e civis, está perfeitamente integrado à era do conhecimento e ao ensino por competências, buscando sempre a interação com os alunos, a interdisciplinaridade e a contextualização – características indispensáveis ao momento educacional, que vivemos.

………Desta forma, os professores do Colégio Militar de Porto Alegre tornam-se os reais facilitadores no processo do “aprender a aprender”, o que, ao final, vem a traduzir-se nos excelentes resultados alcançados por seus alunos.

………Este curto espaço não permite esgotar tão nobre tema. Espero que as razões supracitadas tenham sido suficientes para delinear os contornos desse sucesso e brilho do CMPA!

Colaboração: Cel Leonardo Araújo.

por CFVOGT em 9.8.19




error: Content is protected !!