Novo Barreiro: audiência da denúncia pelo ministério público por suposta fraude em concurso está acontecendo nesta quarta-feira 15.06.16 no fórum de Palmeira das Missões.
O Ministério Público, através da Procuradoria de Prefeitos, ajuizou em, 27/12/2012, uma ação penal contra o Prefeito de Novo Barreiro, Flávio José Smaniotto, o Vice-Prefeito, Vilmo Zanetti, quatro secretários municipais, servidores da prefeitura, os dois sócios-proprietários da Empresa Precisão Concursos e Serviços, além de 79 candidatos aprovados em dois concursos públicos realizados na cidade em 2010 e 2011. No total, as 82 pessoas foram denunciadas pelos crimes de formação de quadrilha, fraude à licitação, falsidade ideológica, corrupção ativa e corrupção passiva.
A investigação teve início em Palmeira das Missões, com o Promotor de Justiça Marcos Eduardo Rauber, e contou com o apoio da Promotoria Especializada Criminal da Capital, Procuradoria de Prefeitos, Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas e Polícia Civil, que atuaram em conjunto durante a Operação Missioneira.
A Operação apurou que a empresa Precisão Concursos e Serviços vinha, há alguns anos, agindo em conluio com outras empresas do ramo ao promover ajustes com os Prefeitos da região para eliminar o caráter competitivo das licitações. Uma vez acertado o objeto dos certames e formalizada a contratação, a quadrilha fraudou concursos públicos e processos seletivos por meio de aprovações encomendadas, de acordo com os interesses dos gestores municipais.
O Prefeito, o Vice-Prefeito e três Secretários Municipais já haviam sido afastados de suas funções em liminar deferida pela 2ª Vara de Justiça de Palmeira das Missões a pedido do MP em ação civil pública ajuizada pelo Promotor de Justiça Marcos Eduardo Rauber.
A denúncia foi assinada pela Coordenadora da Procuradoria de Prefeitos, Eva Margarida Brinques de Carvalho, e pela Promotora-Assessora Diane Cristina Manente Tagliari.
As imagens registram as pessoas ajuizadas na ação no aguardo da audiençia na entrada do forum nesta manhã de Quarta feira (15).
As imagens registram as pessoas ajuizadas na ação no aguardo da audiençia na entrada do forum nesta manhã de Quarta feira (15).
Fonte; Ministério Publico
Por Sidnei Farias jornalismo RP
Por Sidnei Farias jornalismo RP