Inspiration 4 cumpriu fases como esperado e ainda teve pouso de nave reaproveitável em navio
A segunda etapa do foguete Falcon 9, da SpaceX, separou-se, como previsto, 12 minutos após a decolagem, deixando a cápsula Dragon com quatro turistas espaciais orbitando a Terra, anunciou a empresa de Elon Musk. Com isso, a missão Inspiration 4, que leva a primeira equipe totalmente civil ao espaço, supera sua fase mais crítica.
A primeira etapa tirou primeiramente a nave da gravidade terrestre, antes de se separar e retornar a um navio para ser reutilizada. A segunda etapa terminou de impulsionar a cápsula até a órbita, aonde, pela primeira vez na História, quatro novatos foram enviados sem nenhum astronauta a bordo.
Os quatro norte-americanos a bordo viajarão para mais longe que a Estação Espacial Internacional (ISS), a uma órbita a 575 km da Terra. A cada dia o grupo completará 15 voltas ao redor do planeta. Com nome de Inspiration4, a missão é a primeira da história a enviar apenas civis à órbita terrestre, sem astronautas profissionais a bordo.
Após receber a visita do chefe da SpaceX, Elon Musk, os quatro tripulantes entraram por volta das 16h00 locais em vários carros Tesla brancos sob o sol e os aplausos de uma pequena multidão, para chegar ao edifício onde colocarão os trajes especiais antes de embarcar. Musk também é o fundador da empresa de carros elétricos.
Em seguida, a tripulação chegou à plataforma de lançamento, embarcou na espaçonave e, após uma série de verificações de segurança, as escotilhas da cápsula foram fechadas. A missão foi fretada pelo bilionário Jared Isaacman, 38 anos, diretor de uma empresa de serviços financeiros e piloto experiente.
O preço pago à SpaceX não foi revelado, mas as especulações mencionam dezenas de milhões de dólares. Ele será o comandante a bordo e ofereceu as outras três vagas a desconhecidos. Hayley Arceneaux, sobrevivente de câncer quando era criança, é uma médica assistente de 29 anos. Ela será a mulher americana mais jovem a entrar em órbita e a primeira pessoa com uma prótese (de fêmur) a viajar ao espaço.
Chris Sembroski, de 42 anos, é um ex-oficial da Força Aérea americana que atualmente trabalha na indústria da aviação. A quarta integrante é Sian Proctor, uma professora de Geologia de 51 anos que chegou perto de ser selecionada em 2009 para a função de astronauta da Nasa. Ela será a quarta mulher afro-americana a viajar ao espaço.
Correio do Povo