Search
sexta-feira 22 novembro 2024
  • :
  • :

Ministro da Integração Nacional visita cidades atingidas pela chuva

                   Gilberto Occhi pode desembarcar em Porto Alegre se tempo colaborar

Ministro da Integração Nacional visita cidades atingidas pela chuva | Foto: Mauro Schaefer

        Ministro da Integração Nacional visita cidades atingidas pela chuva | Foto: Mauro Schaefer
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, iniciou viagem na manhã desta quinta-feira para tratar de ações emergenciais nos municípios mais atingidos pelas chuvas no Sul do País. Ele passa por Curitiba (PR), Chapecó (SC), Maravilha (SC), Francisco Beltrão (PR) e Coronel Freitas (SC). Após encontro com prefeitos catarinenses às 15h, está prevista uma visita a Porto Alegre ao final da tarde se o tempo colaborar. Occhi promete deixar técnicos do órgão federal auxiliando na identificação de necessidades em cada região.

Nos três estados do Sul, mais de 30 mil pessoas foram afetadas pelo excesso de chuva nos últimos dias. Conforme o balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil do Estado, são contabilizados prejuízos em 41 cidades gaúchas e passa de 4,8 mil o número de pessoas que precisaram sair de casa no Rio Grande do Sul. Dessas, mais de 700 ainda dependem de abrigo em ginásios e escolas.
Ao menos sete municípios já encaminharam decretos de situação de emergência: Cachoeirinha, Campo Bom, Esperança do Sul, Barra do Guarita, Esteio, Rolante e Riozinho. O governador do Estado, José Ivo Sartori (RS), sobrevoou algumas das regiões ontem e destacou a expectativa de receber auxílio do governo federal.
Com a trégua nos níveis de precipitação desde a noite passada, a Defesa Civil mantém o monitoramento de pontos críticos após a vazão de rios em situação de cheia. O rio Uruguai gera preocupação extra com os municípios de Iraí, São Borja, Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí. No caso do rio dos Sinos, o escoamento das águas ainda pode afetar Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio e Parobé. No Vale do rio Caí, Montenegro e São Sebastião do Caí recebem maior atenção.

Fonte Correio do Povo



error: Content is protected !!