O Ministério Público realiza operação para desarticular criminosos responsáveis pelo tráfico de drogas de dentro de penitenciárias do Rio Grande do Sul. A operação Kommunication, coordenada pelo promotor de Justiça Ricardo Herbstrith e que tem apoio da Brigada Militar e do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate), cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nos municípios de Campo Bom, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC).
De acordo com Herbstrith, os detentos organizavam as ações das quadrilhas por smartphones. Os presos, a partir de suas celas, administram suas células criminosas como se estivessem em escritórios, destacou.
As investigações apontaram que os detentos da PASC, Penitenciária Modulada de Charqueadas e Presídio Central de Porto Alegre, comandam células criminosas nos municípios de Campo Bom, São Leopoldo, Guaíba, Igrejinha e Porto Alegre. Os investigados pertencem à facção “Manos” e atuam no tráfico de drogas.
Fonte: Rádio Guaíba