MICHELIN VAI FABRICAR PNEUS DE MOTO NO BRASIL
A partir de 2018 a multinacional francesa vai usar a estrutura das plantas da Levorin em Guarulhos (SP) e Manaus (AM), adquiridas em agosto do ano passado, e iniciará a produção de pneus para o mercado motociclístico
A informação foi confirmada pelo presidente da Michelin para a América do Sul, Nour Bouhassoun: “Começaremos por Manaus porque a unidade tem mais espaço e está próxima às fabricantes”, afirmou o executivo. Ele também comentou sobre o investimento e o período naturalmente necessário para conhecer os processos produtivos e a equipe envolvida: “A tecnologia não vem só das máquinas, mas também de como utilizá-las. O pessoal da Levorin já faz um bom trabalho”, diz.
A empresa, porém, não descarta a produção também em Guarulhos visando o enorme movimento do mercado de reposição, muito superior ao de pneus entregues às montadoras: Em 2016 esse segmento consumiu 8,3 milhões pneus, enquanto as montadoras receberam apenas 1,66 milhão de unidades.
Os primeiros Michelin brasileiros serão destinados a atender a fatia de mercado representada pelas motos de baixa cilindrada, que representa 95% do total dos produtos até 449 cc, e terão perfil diagonal: “É preciso ter uma grande demanda para fabricar radiais para moto”, diz o presidente. Enquanto não começa a fabricar os pneus para motos de baixa cilindrada no Brasil a Michelin importa itens da Tailândia e exporta os modelos Levorin. “Recentemente enviamos um grande lote para o México”, completa Bouhassoun.
Fonte: Michelin