Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Memorias de Sarandi ´Os Zanonatto – Humberto Tesser Paris

MEMÓRIAS DE SARANDI 61
Época: Década de 1960
Humberto Tesser Paris
Os Zanonato
O Seu Domingos Zanonato casado com Dona Angelina Zanonato moravam a meia quadra da minha casa na esquina das ruas Julio Mailhos com Paulo Dall’Óglio. Sobre o seu Domingos , falarei em outra história no futuro. A Dona Angelina foi professora antes da minha época, mas quem não lembra dela nas missas da Igreja N. Senhora de Lourdes tocando o órgão que ficava no mezanino. Eu ficava só aguardando o momento em que ela começava a tocar e alegrar a missa.
Dois filhos do casal foram bem próximos de 2 irmãos meus:
O Benito fazia parte do quarteto inseparável, segundo falou meu irmão Artemio. Eles costumavam fazer aventuras sempre juntos. Eram eles: meu irmão Artemio Paris, o primo Benito Papini, o primo Nilo Vicari e o Benito Zanonato.
A Teresinha era amiga da minha irmã Dosolina (Duda). Ela costumava frequentar nossa casa e tinha bastante intimidade, tanto é que chamava minha mãe de tia. Ela adorava comer o pão que minha mãe Adelaide Tesser Paris fazia. A Tere, como era chamada, casou com o Alesio Boseti e eu estive em seu casamento. A festa foi num salão lateral do Café Central. Na saída eu e alguns guris da minha idade (uns 10 anos) rumamos para a frente da casa da Tere, onde esperava-se pelo casal que sairia para lua de mel. Um dos filhos da Tosca (irmã da Tere) lançou uma palavra que até então eu desconhecia. Ele disse: vamos fazer uma “sacanagem”. Para não reconhecerem minha ignorância, fiquei calado aguardando a sacanagem. Nada mais era que iriam amarrar latas no para-choque traseiro do automóvel. Feito isso, esperamos os pombinhos entrarem no carro e saírem fazendo aquela barulheira.
Na foto:
Em pé da esq. para dir. a 2ª é Mercedes Paris Oltramari, 6ª Nelsa Papini, 7ª tia Maria Paris Papini.
Sentados/agachados, da esq. para dir. o 3º Benito Papini, 4º Benito Zanonato e 5º Artemio Paris.



error: Content is protected !!