Search
quinta-feira 21 novembro 2024
  • :
  • :

MEMÓRIAS DE SARANDI 79 – Época: 1ª Metade Década de 1950

MEMÓRIAS DE SARANDI 79
Época: 1ª Metade Década de 1950
Humberto Tesser Paris
MINHAS IRMÃS DUDA e IVA e a TIA ADELAIDE
Vou compartilhar esta história que eu ouvi a Duda contar muitas vezes.
A tia Adelaide Paris (Pezarico) naquela época trabalhava no Grupo Escolar João Carlos Machado, emprego este conseguido pelo meu pai Dante Paris, que tinha muita afinidade com esta sua irmã. A Duda, então com aproximadamente 15 anos, ia ajudar a tia nas tarefas do Grupo. A Iva , com 7 ou 8 anos, estudava no Grupo.
Certo dia a Iva teve um desentendimento com a professora e esta lhe aplicou castigo. A Iva, quando ficava nervosa ria muito, isto deixou a profe bastante irritada e mandou-a ficar atrás da porta, que era costume naquela época. A Iva continuava rir e foi mandada para falar com a diretora. A tia Adelaide, quando viu que a Iva não parava de rir, ficou beliscando-a, na tentativa de acalmá-la. A Duda quando percebeu o que a tia estava fazendo, deu-lhe um empurrão, pegou a Iva e levou-a para casa.
Chegando em casa a Duda, com medo de represália da tia, contou o ocorrido para o pai e ficou ao seu lado, buscando proteção.
A tia chegou lá em casa, vendo que o pai já sabia do ocorrido, amoleceu e disse: “Não se espera mais a chave (do grupo) Duda?” e o pai só deu um sorriso.
Esta é a Duda, lutando para proteger sua irmã.
1 – Familia Paris: Mercedes atrás, Duda (Dosolina), Iva (Ivanise), Nino (Luiz Carlos) e Tonho (Antonio) em Sarandi-RS.
2 – Tia Adelaide Paris (Pezarico) em Sarandi-RS.



error: Content is protected !!