Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Memorias de Sarandi 14 – Humberto T. Paris

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

MEMÓRIAS DE SARANDI 14

Época: Década de 1930 a 1980

Humberto Tesser Paris

MORRO DA ANTENA

O Morro da Antena era assim chamado porque a antena da Rádio Sarandi se localizava em seu topo.

Ao longo do tempo, de cima desse morro foram tiradas várias fotos panorâmicas mostrando a evolução da cidade de Sarandi.

Nas décadas de 1970/80 resolveram instalar o Hospital encima do morro. Foi uma obra muito importante para a comunidade, porém, na minha opinião o local não foi o mais adequado por dois motivos: porque dificulta aos pacientes o acesso, devido as longas e íngremes subidas e porque o local poderia ser utilizar como ponto turístico, pois teríamos uma visão ampla da cidade.

Em uma foto antiga, tiradas a partir do Morro da Antena, dá para identificar pelo menos 4 locais que foram importantes para a cidade. Estão marcados: O Hospital de Madeira, O GE João Carlos Machado de madeira, a oficina de conserto de máquinas a vapor dos Favreto e posteriormente dos Wengartner e a Loja/residência dos Oltramari.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

PRIMEIRO HOSPITAL – DE MADEIRA

Meu irmão Arthemio Paris falou que o Hospital de madeira localizava-se na esquina entre as ruas Arminio da Silva e Tiradentes, próximo a loja/residência do Sr. Maturino Rabelo. Observando-se a foto panorâmica, dá para confirmar que o local era esse mesmo. Ficava a uma quadra da residência do Dr. Mário Azambuja.

Uma foto datada de 1942 aparece o Hospital de Madeira, com detalhes arquitetônicos interessantes, já aparentando sofrer a ação do tempo. Isto pressupõe que ele teria sido construído na década de 1930. Na fachada do hospital aparecem algumas letras bem apagadas, não dando para identificar.

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

 




error: Content is protected !!