Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Meirelles: falta experiência a Dilma para assumir Banco do Brics

Meirelles: falta experiência a Dilma para assumir Banco do Brics

Segundo ex-ministro da Fazenda, a ex-presidente da República não detém perfil de quem administra instituição financeira

Henrique Meirelles | Foto: José Cruz / Agência Brasil / CP

O ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles disse, neste domingo, ao portal R7 que a ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) não é a pessoa mais adequada para assumir o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics.

Segundo Meirelles, apesar de Dilma ter experiência por ter sido chefe do Poder Executivo, o currículo da ex-presidente não a credencia para ocupar um banco com foco em empréstimos, como é o caso do Banco do Brics.

“É uma pessoa que tem uma experiência muito grande, por ter sido presidente da República, ministra de Minas e Energia, ter sido da Casa Civil, mas não tem experiência nenhuma em banco. Precisa de uma experiência específica, que é algo que ela não tem. O NBD é semelhante ao Banco Nacional do Desenvolvimento”, disse ele.

O governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), articula para que o presidente do NBD, Marcos Troyjo, renuncie ao cargo, sem terminar o mandato, que vai até 2025.

Troyjo chegou à presidência do NBD em 2020, nomeado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na época, ele era secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, chefiado pelo então ministro Paulo Guedes.

Com sede em Xangai, na China, o banco começou a operar em 2014, durante a 6ª Cúpula dos Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul —, com o objetivo de mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nesses países.

R7



error: Content is protected !!