Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Mas é o senhor Doutor! -Viviane M Foresti

Se non è vero è bene trovato
Mas é o senhor Doutor!

Em nossas muitas idas a Palmeira das Missões para visitarmos nossos avós em nosso inesquecível Simca Chambord sempre tínhamos muitas paradas no caminho. Éramos em seis dentro do carro e mesmo que a viagem fosse relativamente curta sempre tinha alguém com vontade de fazer xixi ou enjoando.
Então, em um ensolarado domingo de verão a parada estratégica se deu ao lado de uma plantação de milho que acompanhava a estrada de chão batido.
Todos desceram do carro correndo, para fazer xixi no meio do milharal.
Foi um Deus nos acuda, homens para um lado e mulheres para o outro.
E lá estávamos nós agachadas para não sermos vistas da estrada quando olhamos para cima e vimos deslumbradas que as espigas estavam no ponto de ser colhidas. Então nós, as crianças, pegamos algumas, já imaginando a panelada de milho cozido que a vó faria quando chegássemos em sua casa .
Quando nos preparávamos para voltar ao carro, já aliviadas e orgulhosas com a nossa colheita clandestina, ouvimos um disparo de espingarda para o alto acompanhado de um grito.
Alto lá ! “Questa volta ammazzo a tutti” ! “Ladri”! O próximo tiro é para acertar!
Morrendo de medo nos grudamos no pai e na mãe e juntos esperamos paralisados enquanto surgia de dentro do milharal um gringo de tamancos e um chapelão de palha segurando um “trabuco” apontado para nós.
Constrangido o pai se preparava para pedir desculpas e pagar pelo milho roubado pelas crianças, quando o colono reconhecendo-o exclamou: mas é o senhor Doutor!
Para nossa sorte ele era um cliente antigo do pai e os dois acabaram se desculpando. Um pelos milhos roubados e o outro por ter dado o tiro e assustado as crianças.
Para completar o colono ainda prometeu levar mais umas espigas e um queijo colonial de sua fabricação, na sua próxima ida a cidade.
Já que o doutor e sua família gostavam tanto de milho, certamente também iriam apreciar o queijo feito pela patroa.
Entramos no carro e seguimos viagem envergonhados por termos sido pegos com a mão na cumbuca embora aliviados pelo desfecho favorável.
Mas a lição foi aprendida: não se pode pegar o que é dos outros, mesmo que esteja dando sopa. É pecado!
E nada como ser um bom dentista do interior e ter clientes fiéis….
VMF

Questa volta ammazzo a tutti = desta vez mato a todos
Ladri = ladrões
Trabuco = espingarda

Foto do perfil de Viviane Maria Foresti, A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, área interna e close-up

Viviane M Forest




error: Content is protected !!