Search
quinta-feira 21 novembro 2024
  • :
  • :

Mais da metade dos municípios gaúchos está em situação de emergência pela estiagem

Mais da metade dos municípios gaúchos está em situação de emergência pela estiagem

Dos 250 que enviaram notificação, 125 o Estado homologou a situação e a União reconheceu 110

Foto: Mauro Schaefer / CP

Mais da metade dos municípios do Rio Grande do Sul – 250 de um total de 497 já notificaram a Defesa Civil estadual de que entrou em situação de emergência devido à estiagem. Desses, 235 tiveram os decretos recebidos em Porto Alegre, com 125 deles homologados pelo governo estadual e 110 reconhecidos pela União.

A relação ainda não leva em conta o decreto de Bagé, na Campanha, anunciado nessa sexta-feira pelo prefeito Divaldo Lara. O município, que já raciona água desde 13 de janeiro, ampliou o esquema de rodízio em fevereiro. Desde quarta-feira passada, metade dos moradores fica 12 horas seguidas sem água. A falta de chuvas persiste desde novembro.

Na região Metropolitana da capital, os níveis dos principais rios seguiam neste domingo em valores abaixo do normal, mas registraram aumento. Nessa manhã, o rio Gravataí marcou 1,49m na medição da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura no Balneário Passo das Canoas, em Gravataí.

Em Alvorada, a medição da Estação de Tratamento de Água da Corsan apontou 1,59. A régua da Agência Nacional de Águas no rio dos Sinos, no Centro de São Leopoldo, marcou 87cm enquanto, no Guaíba, a marca da régua do Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, alcançou 66cm.

Rádio Guaíba




error: Content is protected !!