Porto Alegre mantém apenas quatro salas de vacinação
Foto: Elza Fiuza / Agência Brasil / CP
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre mantém apenas quatro salas de vacinação contra a gripe nesta quarta-feira, já que o estoque está reduzido em função da logística de distribuição do imunobiológico, que inclui tanto o Ministério da Saúde quanto a Secretaria Estadual de Saúde. O secretário estadual de Saúde, João Gabbardo Reis, anunciou, via Twitter, que mais 840 mil doses devem chegar ao Estado nesta quinta-feira.
De acordo com Gabbardo, 2 milhões de pessoas foram vacinadas no Rio Grande do Sul contra a influenza. Em Porto Alegre, foram vacinadas 327.513 mil pessoas em apenas oito dias, chegando a 55,7% da meta de vacinação prevista para toda a campanha, que prossegue até 20 de maio.
Salas de vacinação abertas:
US Santo Alfredo – rua Santo Alfredo, 37 – Partenon
US Tristeza – rua Wenceslau Escobar, 2442 – Cristal
US Restinga – rua Abolição, 850 – Restinga
US IAPI – rua 3 de Abril, 90, Passo D’Areia
Grupos prioritários: Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (apresentar comprovante), trabalhadores da área da saúde e povos indígenas.
Prevenção: Para evitar a disseminação da doença, são necessárias medidas simples, como lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool gel; proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra interna do cotovelo, evitando o uso das mãos; usar lenços de papel; manter os ambientes arejados, com bastante circulação de ar. Ter uma dieta equilibrada, consumindo alimentos saudáveis, contribui para conservar a imunidade alta. Se apresentar sintomas, procurar atendimento médico e tentar evitar locais com aglomeração de pessoas, como emergências hospitalares, escolas, transporte público, centros comerciais, entre outros
Correio do Povo