Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Lula critica desinteresse pela política

“A desgraça de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta, a elite”, advertiu ex-presidente

A universitários, Lula criticou desinteresse com a política | Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP / CP

A universitários, Lula criticou desinteresse com a política | Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP / CP

Em discurso para estudantes universitários no interior de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou anteontem o desinteresse pela política. Segundo declarou uma visita o campus Lagoa dos Sinos em Buri, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), todos precisam aprender a fazer política e não a negá-la, porque “a desgraça de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta, a elite”.

A declaração ocorre após o País registrar número recorde de votos brancos e nulos e de abstenções na disputa do segundo turno no domingo. O próprio Lula engrossou o número de abstenções após não comparecer à votação.

Segundo sua assessoria, Lula não foi votar no domingo porque tem mais de 70 anos e seu voto é facultativo. Mas, como apurou o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o ex-presidente teria decidido não ir às urnas como forma de protesto ao atual cenário político no Brasil. Também teria pesado na decisão o fato de o PT ter ficado de fora da disputa pela prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), domicílio eleitoral de Lula e tradicional reduto petista, no segundo turno.

Na UFSCar, Lula afirmou que o momento político do País é um momento importante para o debate de política.

Ao citar a PEC do Teto, que cria um limite de gastos no Orçamento, e a medida provisória que instituiu a reforma do Ensino Médio, o ex-presidente ainda disse aos estudantes que os jovens não podem desistir e devem assumir a responsabilidade de defender a educação e de politizar as pessoas com debates sobre política e economia. “Quem vai mudar esse País são vocês.” Na visita, o ex-presidente foi recebido pelo escritor Raduan Nassar, autor de obras como Lavoura Arcaica. Ele doou sua fazenda à UFSCar, que ergueu ali um centro de estudos especializado em agricultura familiar e segurança alimentar.

Correio do POvo




error: Content is protected !!