Colorado fez 1 a 0 com gol de Ernando
Ernando marcou um bonito gol na vitória sobre o Flamengo | Foto: Ricardo Duarte / Inter / CP
O fim de um jejum.
Após nove anos, o Inter voltou a vencer o Flamengo no Maracanã.
A vitória de 1 a 0 foi conquistada na tarde deste domingo com um bonito gol de Ernando, ainda no primeiro tempo do jogo.
O zagueiro deu um voleio e garantiu o resultado positivo para o Colorado, que agora volta a pensar em brigar pelo G4 no Campeonato Brasileiro.
Com o triunfo no Rio de Janeiro, o Inter chegou aos 47 pontos, ficando a dois do quarto colocado, o Santos. O próximo compromisso do Colorado será no próximo sábado, quando receberá o Joinville no Beira-Rio a partir das 18h30min.
Inter surpreende e sai na frente
Ainda sem D’Alessandro, o Inter entrou em campo no Maracanã para encarar o Flamengo em um jogo de seis pontos por uma vaga no G4. Os primeiros minutos de partida foram de domínio total do Rubro-Negro, embora o time da casa não tivesse conseguido criar uma oportunidade.
O Inter, por sua vez, reprisava parte do primeiro tempo que fez no jogo contra o Atlético-MG. A equipe gaúcha parecia muito mais empenhada em evitar qualquer tentativa do Flamengo do que criar para ficar em vantagem.
Mas, justamente no momento em que o Flamengo era melhor e tinha maior posse de bola, o Inter surpreendeu e abriu o placar. Aos 18 minutos, em um contra-ataque, William cruzou para Lisandro López. A bola passou pelo centroavante e se ofereceu para Ernando. O zagueiro improvisado na ala-esquerda deu um voleio e fez um bonito gol no Maracanã.
A vantagem foi um santo remédio para o Inter. Ainda sem ter o domínio da partida, o Colorado passou a fazer uma marcação forte no meio-campo e o espaço que o Flamengo encontrava nos minutos anteriores já não existia mais. Apesar disso, o Flamengo não deu sossego à zaga do Inter, sempre investindo em cruzamentos para Guerrero e nas escapadas de Emerson Sheik. Aos 27 minutos, o peruano foi lançado dentro da área e deu um chute forte, conclusão que terminou na trave esquerda de Alisson.
Depois desse lance, o Inter conseguiu controlar bem o Flamengo e vigiar as principais saídas do time de Oswaldo de Oliveira. O Colorado conseguiu levar a vantagem para o vestiário.
Colorado segura Flamengo e garante vitória
No retorno para o segundo tempo, o Flamengo tomou as rédeas do jogo e desde o primeiro minuto tentou pressionar o Inter. Oswaldo de Oliveira resolveu mexer na equipe, sacando Everton e colocando Paulinho, e a mudança complicou o trabalho dos defensores colorados. Aos 10 minutos, em uma lateral despretensiosa, a bola foi lançada para Guerrero, que chegou chutando de primeira. A conclusão saiu fraca, mas quase matou o goleiro Alisson, que não esperava a chegada do peruano.
Aos 11 minutos, sentindo a queda de produção de Alex, o técnico Argel Fucks decidiu promover a volta de D’Alessandro ao time do Inter. O argentino entrou na vaga do camisa 12 para ao menos ajudar a manter a vantagem de 1 a 0. O jogo ficou ainda mais disputado a partir dos 20 minutos, quando Inter e Flamengo protagonizaram lances ríspidos. Paulão acabou recebendo cartão amarelo por entrada forte em Guerrero e Sheik chegou a acertar Nilton com a sola da chuteira.
Aos 31 minutos, o Flamengo assustou e quase chegou ao empate. D’Alessandro perdeu a bola no meio-campo e armou um contra-ataque. Paulinho carregou a bola até a área colorada e bateu cruzado, para uma grande defesa de Alisson. Em seguida, o Inter deu a resposta. Nilton foi lançado dentro da área. Ele ganhou da defesa e escorou a bola para Lisandro López, que de chapa bateu buscando o ângulo de Paulo Victor. Para a sorte do Rubro-Negro, a bola foi para a fora.
A partir dos 35 minutos, o Flamengo aumentou a velocidade do jogo, mas devido ao cansaço não conseguiu mais criar oportunidades. O Inter, ainda que estivesse esgotado fisicamente, conseguiu armar um ferrolho para segurar o ímpeto carioca e levar para Porto Alegre uma vitória que recolocou o clube gaúcho na briga por uma vaga na Libertadores.
Brasileiro 2015 – 31ª Rodada
Flamengo 0
Paulo Victor, Pará, César Martins, Samir, Jorge; Márcio Araújo, Héctor Canteros (Kayke), Everton (Paulinho), Alan Patrick, Paolo Guerrero, Emerson Sheik (Gabriel). Técnico: O. de Oliveira
Inter 1
Alisson; William, Paulão, Réver e Ernando; Dourado, Nilton, Anderson (Vitinho) e Alex (D’Alessandro); Valdívia e Lisandro López. Técnico: Argel Fucks
Gols: Ernando, aos 18/2º;
Cartões Amarelos: Paulão (I); Réver (I);
Árbitro: Heber Roberto Lopes.
Local: Maracanã.