Instituto Brasileiro de Ciências Criminais defende ação contra responsáveis por vandalismo em Brasília
Danos foram causados em edifícios e bens materiais que representam os pilares do Estado Democrático de Direito, diz nota
O IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) afirmou que repudia e e assiste com imensa preocupação os atos violentos e antidemocráticos ocorridos neste domingo (8), que atentam contra a liberdade dos poderes constituídos.
“Não existe Estado Democrático de Direito sem respeito às instituições. Da mesma forma, é inconcebível o discurso de liberdade de expressão ao se atentar contra os pilares do livre exercício dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo”, afirma o instituto em nota.
Ataques em Brasília
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os manifestantes subiram a rampa do Congresso Nacional e invadiram a parte superior, onde ficam as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além do Salão Verde, localizado dentro do edifício.
Depois, o grupo tentou invadir, com sucesso, o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, local onde o presidente da República despacha, em Brasília. O petista não está na capital federal neste momento e, sim, em Araraquara, para visita ao município do interior paulista após os estragos causados pelas chuvas.
Manifestantes invadiram, ainda, o edifício do STF. No local, vidros foram quebrados e objetos destruídos nas dependências da Corte. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram inicialmente que a porta que o ministro Alexandre de Moraes utiliza para guardar a toga foi arrancada.