Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

IBGE dá início a pesquisa por telefone para ajudar no combate à Covid-19

Agentes farão contato com 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados do país

Foto: Mauro Schaefer/CP

No Rio Grande do Sul, cerca de 12 mil domicílios devem ser serem contatados via telefone mensalmente. Serão mais de três mil entrevistas semanais a serem realizadas por 153 agentes de coleta. Para definir a amostra da nova pesquisa, o IBGE utilizou a base de 211 mil domicílios que participaram da PNAD Contínua no primeiro trimestre de 2019 e selecionou aqueles com número de telefone cadastrado.

Cada entrevista dura aproximadamente 10 minutos. Moradores que receberem o telefonema podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site Respondendo ao IBGE ou do telefone 080072-18181, e informar matrícula, RG ou CPF do entrevistador.

Os primeiros resultados terão divulgação prevista ainda em maio. “Nosso cronograma de coleta vai depender da extensão da pandemia, mas planejamos divulgar os resultados semanalmente, às sextas-feiras”, explicou a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira.

Ela ressaltou que os dados para Brasil e grandes regiões serão disponibilizados semanalmente, enquanto as informações por estado serão divulgadas mês a mês. A pesquisa vai revelar a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas de Covid-19, como febre, tosse, dificuldade de respirar, falta de paladar e olfato, fadiga, náusea e coriza.

“Identificaremos a parcela da população que procurou atendimento e em quais tipos de estabelecimentos de saúde, dentre outras informações. Para os que não buscaram atendimento, vamos descobrir como trataram os sintomas”, explicou Maria Lucia Vieira.

Leia a matéria completa do Correio do Povo

Luciamem Winck e Felipe Samuel/Correio do Povo



error: Content is protected !!