Search
terça-feira 3 dezembro 2024
  • :
  • :

Governo federal confirma escritório em Lajeado

Governo federal confirma escritório em Lajeado

Comitiva ministerial também visitou Muçum, Estrela e Roca Sales

Foto: Claudio Kbene / Audiovisual / PR
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciou, nesta quinta-feira, que o Vale do Taquari vai contar com um escritório do governo federal em Lajeado para atuar na reconstrução da região, atingida pelas enchentes do início do mês.
“Com este novo escritório, buscamos construir pontes entre Brasília e o Rio Grande do Sul, possibilitando uma atuação mais direta e eficaz”, declarou Pimenta.
A sede do escritório vai funcionar na agência da Caixa Econômica Federal, no centro de Lajeado, equipada com estruturas como salas de trabalho e de reunião. O objetivo, segundo o governo federal, é implementar, com maior celeridade, as ações de socorro aos municípios atingidos pela tragédia climática.A estrutura também vai servir para que municípios, entidades e parlamentares possam encaminhar demandas, facilitando a interlocução entre os poderes municipais, estadual e federal.

A Secom e a Caixa Econômica Federal foram as responsáveis pela organização da estrutura, que também prevê a divulgação de relatórios diários das ações à imprensa.

Paulo Pimenta comentou, ainda, como vai funcionar a linha de crédito que teve a operacionalização definida por duas medidas provisórias, nessa quarta-feira. Segundo ele, a linha de crédito deve beneficiar empresários de vários portes e produtores rurais dos municípios em situação de calamidade pública da região, para auxílio na retomada da atividade econômica e na manutenção do emprego.

“É um recurso em torno de R$ 1,4 bilhão. Será disponibilizado sem juros, com dois anos de carência, três anos para pagar e tem como objetivo a retomada da atividade econômica da região”, afirmou.

Comitiva

A comitiva federal visitou, nesta quinta, os municípios de Lajeado, Muçum, Estrela e Roca Sales, todos atingidos pelos efeitos da chuva em excesso. Integraram a comitiva, além de Pimenta, ministros de diferentes pastas como Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), além da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

Ainda em Lajeado, os ministros Góes, Dias e Teixeira participaram de uma reunião com o governador Eduardo Leite para tratar das ações que vêm sendo empreendidas em apoio aos atingidos pelas inundações. O vice-governador Gabriel Souza também esteve presente. “Essa união de esforços é fundamental para levarmos soluções integradas para os afetados”, ressaltou.

No encontro, Leite apresentou um panorama atualizado do enfrentamento dos estragos, além de tratar das ações já em curso e daquelas em fase de articulação com os municípios e a União. Segundo o governador, as principais medidas envolvem soluções para habitação, reconstrução da infraestrutura e recuperação econômica das cidades.

Já o Ministério da Cultura se propôs a auxiliar na recuperação de acervo de bibliotecas, reconstrução e recuperação de centros culturais, extensão do prazo para a execução de projetos previstos na Lei Paulo Gustavo e a proposta de um Natal afetivo e solidário nos municípios mais atingidos pelas enchentes. O secretário executivo da Pasta, Márcio Tavares dos Santos, divulgou o plano cultural também nessa tarde, em Lajeado.




error: Content is protected !!