Search
sexta-feira 22 novembro 2024
  • :
  • :

Governo do RS homologa decreto de situação de emergência de três cidades

Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana foram prejudicadas pela forte chuva que atinge o Estado desde semana passada

Governador Eduardo Leite assinou os decretos de situação de emergência de três cidades gaúchas | Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / CP

Governador Eduardo Leite assinou os decretos de situação de emergência de três cidades gaúchas | Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / CP

O Governo do Rio Grande do Sul homologou, nesta terça-feira, o decreto de situação de emergência de três municípios: AlegreteSão Gabriel e Uruguaiana. “Determinamos que o processo de reconhecimento dos decretos de situação de emergência fosse agilizado, para que o Estado possa prestar o apoio necessário o mais rápido possível. Estamos comprometidos com o objetivo de retomar a normalidade nesses municípios”, destacou o governador Eduardo Leite (PSDB).

De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Julio Cesar Rocha Lopes, o decreto é válido por seis meses e os municípios têm prazo de dez dias para apresentar relatórios de danos, que devem atingir os índices previstos pela legislação federal. “Depois dessa etapa, o governo federal poderá homologar os decretos para que os municípios tenham acesso a recursos. Além disso, as pessoas afetadas também podem contar com auxílio, como o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo”, explicou.

Conforme o último boletim da Defesa Civil, divulgado no fim da tarde desta terça-feira, o Estado tem cerca de 5,7 mil pessoas atingidas pela forte chuva desde a semana passada – 3.249 desalojados, 1.398 desabrigados e 1.152 pessoas com danos parciais. Também foram registrados dois óbitos em decorrência de danos provocados pela enxurrada, uma em Alegrete e a segunda em Santana da Boa Vista. Ao todo, 17 municípios foram prejudicados pelo mau tempo.

Correio do Povo




error: Content is protected !!