Search
quinta-feira 9 maio 2024
  • :
  • :

Futebol – João Antônio Lorenzi

Em quaisquer dos programas desportivos onde o futebol é amplamente discutido, ou na nossa ignorância teria que sê-lo, por quem entende realmente de futebol (???, repiso em qualquer deles, ou seja, aqui incluo todos, sem qualquer exceção, claro em razão dessa matéria obviamente, não são raras as discussões de somenos importância, que não levam a absolutamente nada.
Quis contribuir modestamente, enviando ao Programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha. essa matéria, imaginando na minha ingenuidade que pelo menos alguns dos pontos nela referidos fossem discutidos. SIMPLESMENTE A MATÉRIA ENVIADA FORA ABSOLUTAMENTE IGNORADA; Coisas que julgo simplesmente ridículas no futebol, esporte que é tão admirado pelas multidões, mas que não as posso mudar pelo tamanho que tenho e por não ter “voz”, nem mesmo a cultura e o conhecimento dos senhores, sobre os quais nutro deveras admiração; coloco-as, pois, muito modestamente à apreciação desse singular cabedal de colegiado.
VEJAMOS APENAS ALGUMAS:
– Em toda e qualquer jogada na área adversária, ou em razão da cobrança de falta ou mesmo de um escanteio, sem quaisquer exceções, os árbitros “perdem” inúmeros minutos para “orientação” aos jogadores, como se dela eles precisassem.
Tal gesto por parte dos árbitros, é ridículo, para não dizer outra coisa. Seria muito simples, marcada a falta ou o escanteio, seja IMEDIATAMENTE feita a cobrança.
Se alguma irregularidade se der, seja tomada, “de pronto”, as devidas providências, como exemplo, o pênalti, se for o caso, ou outra advertência qualquer, afinal, o VAR está para isso; ou não é verdade senhores do futebol?
– Outra situação que ridiculariza a arbitragem, não sei se esse é o termo mais apropriado, se dá com todo e qualquer goleiro ao querer atrasar, por qualquer razão, a jogada.
Ora, fez cera, aplique logo e de cara o cartão amarelo, e, se no minuto seguinte, repetiu a cera, mostre novamente o cartão e o expulse, por conseguinte.
Os senhores têm alguma dúvida de que a tal “CERA” seria banida do futebol?
– De igual forma, a nível da arbitragem, e para as pessoas de um modo geral, se dá quanto ao minuto de silêncio. Seria de bom tom, bem mais sadio e elegante, muito mais digno e demonstrativo de homenagem de fato, se se desse início a partida e após dois ou três ou até mesmo cinco minutos, fosse ela paralisada e respeitado o tal minuto de silêncio, que teria necessariamente que ter 60 segs.
Já imaginaram o quão honrado sentir-se-ia o ente querido da pessoa homenageada???
Poxa, a partida foi interrompida para homenagear o meu pai …
– Outra situação que considero uma aberração, diz respeito ao GOL, que nada mais é do que o ato mais importante num jogo de futebol, cujo resultado traduz delírio à torcida. Pois bem, percebo que, infelizmente, estão fazendo de tudo para que tal vibração se dê cada vez menos. Tendo eu como verdadeira paixão o futebol, falo do bem jogado, não raras vezes vejo o VAR invalidar muitos gols, por questão de UM milímetro.
ISSO NÃO É ABSURDAMENTE UMA VERGONHA SENHOR MAURÍCIO SARAIVA?
– Outra questão que considero muitíssima importante diz respeito à interferência da arbitragem em “brigas” de jogadores “safados”.
O VAR, senhores, existe também para isso; identificados os brigões, vermelhos neles, simples assim;
– É comum, não deveria sê-lo, jogadores “quebrarem a pau” o adversário que dribla, faz embaixadinhas, ‘lambretas’, e tantas outras façanhas incríveis e que divertem-nos deveras.
E, diga-se, já vi também árbitros censurarem tais jogadas brilhantes.
Seja expulso quem quebra a pau e não o craque.
Eu, “exempli gratia”, sou colorado mas me divertia – e muito -, quando RONALDINHO, apenas para citar este craque, aprontava das suas, até porque, futebol é espetáculo; E espetáculo é a essência de tudo isso!!
– Mas os “craques” também são insanos, às vezes.
Quer retardar o jogo, e isso ocorre muitas vezes, fingindo lesão, expulse-o logo e acabe com isso.
Ou não é verdade senhores do futebol?
– Reclamação acintosa, mesmo que o jogador tenha razão, expulse logo; A educação SEMPRE deverá prevalecer!!
– Seja acrescido ao tempo perdido, malandra e maliciosamente, o dobro do tempo perdido; A situação vai indubitavelmente melhorar!!
– Tirar a camisa para comemorar o GOL, já que tal gesto é vedado, a direção tem a obrigação de punir severamente o jogador não o colocando para jogar, minimamente por duas/três partidas e mais multa. Assim como levar cartão amarelo “bobo”, prejudicando deveras o time; fica fora do time por várias rodadas, até porque, têm que respeitar o seu clube e o público;
– Agora, a mais vergonhosa de todas. Que diferença faz para o cobrador de escanteio, o que vejo como uma provocação, colocar a bola “quase” fora da linha divisória do quarto de círculo e não no seu interior???
– Por que o clube, seja qual for, tem que ser punido porque um “safado” se comportou mal no estádio??? Identifique esse safado e expulse-o definitivamente de toda e qualquer prática desportiva.
POR DERRADEIRO, E EM RAZÃO DA MAIS PURA ADMIRAÇÃO QUE NUTRO PELOS SENHORES, E PELA ANDRESSA XAVIER, ADMIRÁVEL PRODUTORA, DUVIDO QUE NINGUÉM FAÇA, QUERENDO E PODENDO FAZER, ALGO COM RELAÇÃO A ESSES APONTAMENTOS.
Na expectativa de um retorno positivo no tocante, colho o

grato ensejo para reiterar minha singular admiração;
Nenhuma descrição de foto disponível.JOÃO ANTÔNIO LORENZI (54) 9 9998-2512
Rua Moron, 1427, aptº 703 – Ed. Solar Teixeira Kurtz
Passo Fundo – CEP 99010-031



error: Content is protected !!