Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Furacão Maria atinge categoria 5 e ameaça ilhas do Caribe

“Extremamente perigoso”, tempestade avançava com ventos de 257 km/h nesta segunda-feira

Maria ameaça ilhas do Caribe | Foto: Noaa / AFP / CP

 

O furacão Maria atingiu a máxima potência de um furacão enquanto avança pelo Atlântico na noite desta segunda-feira. Ele começa a afetar a ilha caribenha de Dominica, informaram meteorologistas. Maria deve atingir o Nordeste do Mar do Caribe nesta terça e se aproximará de Porto Rico e das Ilhas Virgens até a a quarta-feira.

O “extremamente perigoso” furacão atingiu ventos de até 257 km/h enquanto se encontrava a apenas 25 quilômetros de Dominica às 21h desta segunda-feira, anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. Maria levou cerca de 50 horas para avançar de tempestade tropical para furacão de categoria 5.

Pela primeira vez em 85 anos, Porto Rico deve sofrer a chegada direta de um furacão desta magnitude. O governo local já declarou estado de emergência, apesar dos efeitos maiores serem projetados para quarta-feira.

O furacão ganha força poucos dias depois da passagem do Irma, que deixou 90 mortos no Caribe e no estado americano da Flórida, onde, nesta segunda-feira, cerca de 372 mil pessoas ainda estavam sem eletricidade.

Gráfico mostra trajetória possível:

Correio do Povo




error: Content is protected !!