O momento de recessão financeira do país agrava a preocupação de pais com a lista de materiais escolares. Quem tem filhos matriculados em escolas particulares muitas vezes enfrenta dificuldades na compra de todos os produtos pedidos nas listas.
Uma pergunta recorrente de ouvintes da Rádio Uirapuru tem sido sobre até que ponto as escolas podem pedir materiais, e quando começam a ser abusivas. Segundo o coordenador do Balcão do Consumidor da UPF, professor Rogério Silva, o ideal é pesquisar as opções de preços e de marcas. Ele explica que não é obrigatório os pais comprarem os materiais, mas deve ser avaliado se o aluno não será prejudicado com a falta do item.
Rogério Silva afirma que é necessário avaliar se todos os materiais pedidos vão ser utilizados ao longo do ano. Em casos de escolas que oferecem apostilas sem opção de serem compradas individualmente, as chamadas vendas casadas de materiais, o professor afirma que os pais podem adquirir separadamente no momento em que desejarem.
O coordenador do Balcão do Consumidor recomenda uma opção para os pais que buscam economizar, a compra de livros e apostilas usados, por exemplo, pois possuem o mesmo conteúdo do que os novos, e podem aliviar um pouco, o bolso do consumidor.
Radio Uirapuru
Recomendado para você