Em primeiro discurso como governador reeleito, Leite agradece apoios e destaca gestão em prol da sociedade
Tucano reassumiu cargo em cerimônia, realizada neste domingo na sede do governo estadual
Durante o discurso, que teve aproximadamente 20 minutos e foi feito de improviso, diferentemente da manifestação na Assembleia Legislativa mais cedo, Leite disse que sua gestão será aberta a críticas e demandas, além de destacar um governo em prol da sociedade.
“O governo não é este prédio, não é a estrutura física. O governo não é o partido político ou a aliança partidária. O governo deve ser para sociedade, para o povo, que escolheu este governo na imensa diversidade que é a constituição do nosso povo gaúcho e brasileiro”.
O tucano também salientou que o papel de uma liderança política é ajudar a sociedade a ir na direção correta, e não só se limitar a assinatura de documentos.
“Sair deste palácio e estar ainda mais próximo das pessoas, convivendo como um cidadão fora do poder, lembrando como é efêmero e muito rápido o poder. Por isso, em todos estes anos que nos é dado o privilégio de conduzir os destinos de um povo, nós devemos colocar toda energia, amor e foco possível na condução do nosso Plano de Governo, que é claro, transparente, tem visão e um propósito claro para o Estado.
Questionado sobre a relação com o governo federal durante coletiva de imprensa organizada após a solenidade, Eduardo Leite destacou que ela será “republicana e respeitosa”. “Não é papel de governador do Estado exercer uma oposição ao governo federal eleito pela mesma população. Então, nós governamos para o mesmo povo.
Há instâncias que a oposição se apresenta, mesmo a do meu partido no plenário do congresso, no trabalho dos deputados e senadores, e sempre, do meu ponto de vista como membro do PSDB, uma oposição que deve ser feita com responsabilidade, e não aquela que aposta no pior ou melhor. No meu lado, como governador, vou trabalhar para a integração de políticas públicas, com muito respeito, buscando construir soluções conjuntas e coletivas.
E onde tivermos divergências de posições e o Estado do Rio Grande do Sul esteja sendo, de alguma forma, atingido, vamos levantar a voz e fazer o Estado ser respeitado”.
Além de Eduardo Leite, o vice-governador Gabriel Souza (MDB) e secretários de Estado também foram empossados oficialmente neste domingo.