Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

Em mensagem aos deputados, Eduardo Leite pede retirada de plebiscito sobre estatais

Governador fez apelo para Assembleia assumir responsabilidade sobre o tema

Eduardo Leite defendeu retirada de plebiscito sobre estatais | Foto: Wilson Cardoso / Agência ALRS / Divulgação / CP

Eduardo Leite defendeu retirada de plebiscito sobre estatais | Foto: Wilson Cardoso / Agência ALRS / Divulgação / CP

O governador do Estado, Eduardo Leite, fez um apelo aos deputados na Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira. Ele pediu a retirada da necessidade de plebiscito para a privatização de estatais. Na mensagem, o tucano disse que o momento é para os parlamentares assumirem a responsabilidade sobre o tema e não deixarem a decisão para a população.

“O plebiscito levado à população sem análise de custos operacionais, de oportunidades de mercados e alterações tecnológicas lança para a decisão de todos e responsabilidade de ninguém. Nesse sentido, entendo que essa Assembleia precisa exercer a sua responsabilidade na decisão de temas complexos”, discursou Eduardo Leite, que foi vaiado por representantes dos servidores na Assembleia.

Eduardo Leite anunciou que mandará ainda nesta semana para a Casa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a retirada da necessidade de plebiscito. Antes do apelo aos deputados, o governador falou sobre os problemas financeiros do Estado, que tratou como um doente em busca de cura. Segundo ele, precisa tratar os problemas do Estado com as medidas necessárias para a recuperação financeira.

“Precisamos mudar junto com o mundo e retornar o ritmo dos novos tempos, buscando o protagonismo econômico, com serviços qualificados e melhorando a qualidade de vida do gaúcho. Nosso governo vai tratar com responsabilidade e urgência da reestruturação da máquina pública para que a carreira do servidor público e a sua previdência caiba no orçamento do RS “, discursou Leite.

O objetivo da PEC que será enviada pelo Piratini é suprimir a exigência de plebiscito para alienar a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Sulgás e Companhia Riograndense de Mineração (CRM). A medida é considerada mais uma etapa necessária ao enquadramento do Estado no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União. Na visão do governo, pular o plebiscito significa acelerar o processo de avaliação do valor das estatais para sua alienação e, posterior adesão ao RRF.

Assembleia Legislativa RS

@AssembleiaRS

“Quero falar desta tribuna com o pé na realidade, mas com um olhar no futuro do RS”, diz o governador @EduardoLeite_ . Ele cita a alteração do futuro com as mudanças do perfil demográfico do Estado. “Seremos o primeiro estado com decréscimo da população no país”, destacou.

 Tweets de Assembleia Legislativa RS

Governador @EduardoLeite_ anuncia que na próxima semana apresentará novo plano para aumentar a capacidade de enfrentamento da criminalidade. Ele também fala sobre questões previdenciárias no RS. Diz que o sistema previdenciário gaúcha não se sustenta

Correio do Povo




error: Content is protected !!