Search
quinta-feira 9 maio 2024
  • :
  • :

Em 20 anos, só um município não relatou desastres naturais no RS

Em 20 anos, só um município não relatou desastres naturais no RS

Painel lançado hoje na Expointer detalha dados sobre os registros de eventos como enxurradas, inundações, estiagem e seca, chuvas intensas e vendaval e granizo

Foto: José Schaefer / Emater/RS-Ascar / CP
De 2003 a 2022, 496 dos 497 municípios gaúcho registraram a ocorrência de algum desastre natural reconhecido. Estância Velha, no Vale do Sinos, consta como a única exceção. Estiagem e seca aparecem como os tipos de fenômenos mais comuns, com 2.594 ocorrências no período, seguidos de enxurrada (783) e vendaval (434).
As informações fazem parte de um painel apresentado, nesta terça-feira, pelo governo estadual, durante a 46ª Expointer, em Esteio. No portal, elaborado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) em parceria com a Defesa Civil, o usuário pode consultar, de forma detalhada, dados sobre os registros de eventos como enxurradas, inundações, estiagem e seca, chuvas intensas e vendaval e granizo. Dentre as informações disponibilizadas, o tipo e o número de ocorrências, os danos humanos e os prejuízos econômicos em cada cidade.

Acesso ao painel

Produzido pelo Departamento de Planejamento Governamental (Deplan), o material teve como base os dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Apresentado na Expointer pela gerente da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS) do Deplan, Maria do Socorro Barbosa, o lançamento contou com a participação da titular da SPGG, Danielle Calazans, da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e do subchefe da Defesa Civil, Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira.

Com o painel, o governo espera dar suporte à elaboração de políticas públicas mais eficientes para minimizar o prejuízo com desastres hidrológicos (alagamento, inundação e enxurrada), meteorológicos (tornado, granizo, chuva intensa, vendaval, geada e ciclone), climatológicos (estiagem e seca) e geológicos (movimentos de massa, como, por exemplo, os deslizamentos de terra).

FONTE Rádio Guaíba



error: Content is protected !!